Curso de Biblioteconomia da UFC comemora 50 anos em evento nos dias 12 e 13

Imagem: Logomarca dos 50 anos do Curso de Biblioteconomia da UFCO Curso de Biblioteconomia da UFC intensifica as comemorações de seus 50 anos de criação com uma série de atividades. Palestras, exposições, homenagens e entrega de medalhas estão na programação a ser realizada nos dias 12 e 13 de maio, no Auditório Rachel de Queiroz e dependências do curso (Área 2 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2762 – Benfica), em Fortaleza. Durante todo o ano, o curso festeja o cinquentenário.

No dia 12, a programação começa às 14h, com bate-papo sobre a memória do curso, com participação das professoras Adísia Sá, Cleide Ancilon, Fernandina Fernandes Lino e Herbene Braga. Às 16h20min, será a vez das professoras Fátima Costa, Fátima Araripe e Fátima Fontenele, ex-coordenadoras do curso, participarem de apresentação sobre a trajetória acadêmica da graduação em Biblioteconomia da UFC.

Ainda no mesmo dia, às 18h, será inaugurado, na Biblioteca Laboratório do curso o acervo de J. C. Alencar Araripe, escritor, jornalista, bibliófilo. Na oportunidade, a família e amigos do escritor estarão presentes. A Profª Adísia Sá falará em nome dos amigos. Também está prevista, às 18h30min, a abertura da exposição pessoal sobre Araripe, bem como a dos 50 anos do Curso de Biblioteconomia, com fac-símile de jornais e documentos.

No dia 13, a partir das 14h, representantes de empresas e instituições empregadoras de bibliotecários falarão da importância dos serviços bibliotecários em suas organizações. O presidente do Instituto do Câncer do Ceará, Manfredo Luiz Lins e Silva, que também coordena as unidades de informação e bibliotecas da Faculdade de Medicina e dos hospitais universitários da UFC, falará sobre Biblioteconomia e Ciências da Saúde; o Superintendente do SESI-CE, Francisco das Chagas Magalhães, discorrerá sobre Biblioteconomia, Educação e Cultura; e a jornalista e professora Ana Quezado, do Sistema Verdes Mares de Comunicação, abordará o tema Biblioteconomia e Mídia.

Às 16h20min, a bibliotecária Norma Helena, responsável pelo gerenciamento da informação da Petrobras, na sede no Rio de Janeiro, fará palestra sobre "A Biblioteconomia em Movimento: aspectos de um fazer contemporâneo plural". Norma foi diretora do Sistema de Bibliotecas da UFC, até se aposentar e ir para a Petrobras.

Ao final do evento, o Prof. Arnoldo Nunes da Silva, atual coordenador do curso, e o Prof. Luiz Tadeu Feitosa, chefe do Departamento de Ciências da Informação, ao qual é vinculado o curso, falarão sobre o cinquentenário.

Mais informações sobre a programação estão na página do Curso de Biblioteconomia no Facebook.

HISTÓRICO DO CURSO – A implantação e início do funcionamento do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFC se deu por meio da Resolução nº 153, de 17 de fevereiro de 1964, por iniciativa da bibliotecária Lydia de Queiroz Sambaqui e do Prof. Antonio Martins Filho, primeiro Reitor da UFC. O curso nasceu vinculado à então Faculdade de Letras e seu funcionamento foi autorizado pela Resolução n° 174, de janeiro de 1965.

Com reestruturação organizacional e acadêmica, a partir da criação do Curso de Jornalismo, passou a compor o Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia. A ligação acadêmica durou até 2002, quando foi extinto o antigo departamento e criado os de Comunicação Social e Ciências da Informação.

Fonte: Prof. Tadeu Feitosa, Chefe do Departamento de Ciências da Informação – fone: 85 3366 7696