Cursos de Engenharia, Arquitetura e Design da UFC são apresentados no CT Quer Você 2014

Anualmente, professores e alunos das 12 graduações do Centro de Tecnologia da UFC recebem mais de três mil alunos de ensino médio durante uma manhã de sábado, no evento gratuito O CT Quer Você. No dia 17 de maio, os docentes e discentes dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Design da UFC apresentam seus cursos em palestras, visitas guiadas a laboratórios e conversam com os interessados em ingressar nessas profissões.

Mais de 40 escolas públicas e privadas confirmaram presença. Os estudantes serão recepcionados a partir das 8h, nos estandes montados no estacionamento do bloco 710 no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. De lá, os grupos serão encaminhados para palestras com os coordenadores de cursos, onde receberão orientações sobre histórico do curso, áreas de atuação específicas a cada formação e os projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária. Os visitantes também terão acesso aos laboratórios e instalações do Centro de Tecnologia durante toda a manhã e receberão folderes institucionais com informações sobre as graduações.

O CT Quer Você é organizado pelo corpo docente do CT e por 210 universitários, que participam como monitores. O diretor do Centro de Tecnologia, Prof. José de Paula Barro Neto, lembra que, no início, foi necessário visitar as escolas para convidar os gestores a participar do evento. Agora, ele destaca o aumento do número de visitantes que hoje procuram orientação de profissional na área de Tecnologia no evento. "Os visitantes são muito bem recebidos tanto por alunos quanto pelos professores. Aqui, os alunos do ensino médio terão condições de conhecer as instalações físicas (salas de aula, laboratórios) do CT, bem como ter um primeiro contato com a Universidade e, principalmente, tirar suas dúvidas", afirma.

O CT Quer Você é gratuito. Para participar, os coordenadores das escolas deverão confirmar o número de alunos pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Pede-se que o visitante venha com o fardamento de sua escola e sapato fechado para visitar os laboratórios. A programação e o mapa do evento estão no site do Centro de Tecnologia.

CENTRO DE TECNOLOGIA – O CT surgiu em 1973 a partir da antiga Escola de Engenharia, que foi incorporada à UFC no ano de 1955. Hoje, o centro abriga tanto cursos tradicionais, como o de Engenharia Civil, que existe desde 1956, como também formações de nível superior para novos nichos de mercado, como Engenharia de Petróleo e Design.

O corpo docente da unidade acadêmica é formado por 200 professores com títulos de doutorado e mestrado. Esses pesquisadores, além de dedicarem-se ao ensino, desenvolvem pesquisas nos mais de 50 laboratórios. Atualmente, cerca de 4.000 graduandos estudam no CT, onde têm a oportunidade de realizar intercâmbios em universidades parceiras na França, Estados Unidos e Alemanha, entre outros países. A cada ano, são selecionados, por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), 804 novos ingressantes.

Confira os cursos de graduação no CT: Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia Elétrica; Engenharia de Produção Mecânica; Engenharia de Telecomunicações; Engenharia Metalúrgica; Engenharia Ambiental, que se subdivide em Engenharia de Recursos Renováveis e Engenharia de Petróleo; Arquitetura e Urbanismo; e Design.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602