Alunos da UFC podem se inscrever, até 25 de junho, para a aplicação gratuita de testes TOEFL

Todos os alunos regularmente matriculados na UFC podem se inscrever, até 25 de junho, para as aplicações gratuitas do exame de proficiência em língua inglesa TOEFL que ocorrerão na Instituição. Para inscrever-se, os alunos de graduação, mestrado ou doutorado devem acessar o site do programa Inglês sem Fronteiras (IsF) e verificar as vagas disponíveis nos dias e horários de aplicação de testes na UFC.

A iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria da Educação Superior (SESU), permite ao aluno conhecer sua proficiência em língua inglesa e o resultado do exame poderá ser utilizado como comprovante de proficiência para editais de programas de intercâmbio, como o Programa Ciência sem Fronteiras. O resultado também poderá ser usado como alternativa para inscrição nos cursos presenciais preparatórios para testes de proficiência em língua inglesa. Atualmente, para inscrever-se nesses cursos, os alunos devem estar matriculados e ativos no curso online My English Online

Além disso, o resultado do teste servirá de subsídio para as ações de promoção voltadas à internacionalização das universidades brasileiras e será fundamental para garantir investimentos em programas de intercâmbio já existentes, bem como dimensionar outros programas para as diferentes áreas do conhecimento. Os recursos financeiros para o processo de internacionalização da UFC em 2015 dependem da capacidade institucional de diagnosticar seu corpo discente, de graduação e de pós-graduação. Dessa forma, a UFC está estudando várias possibilidades de incentivo à participação discente na prova de TOEFL ITP, que serão divulgadas em breve.

APLICAÇÕES – A coordenação do Inglês Sem Fronteiras na UFC informa que a oferta de dias e horários para aplicação de testes é feita uma a uma, ou seja, só se abrem inscrições para um dia à tarde quando não há mais vagas nas salas daquele dia pela manhã. Portanto, se o dia e o horário mais adequados para o aluno não estiverem disponíveis para inscrição, mas estejam indicados no mapa de aplicações, o aluno deve esperar e tentar novamente para que dia e horário escolhidos sejam disponibilizados.

Fonte: Profª Vládia Maria Cabral Borges, coordenadora do Inglês Sem Fronteiras na UFC – fone: 85 3366 7600 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.