Reitor recebe comitiva do Instituto Maria da Penha no Salão Nobre

Imagem: Prof. Jesualdo Farias recebeu comitiva do Instituto Maria da Penha no Salão Nobre da ReitoriaNa manhã desta quarta-feira (14), o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, recebeu no Salão Nobre da Reitoria comitiva formada pela biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, símbolo internacional da luta de combate à violência contra a mulher e fundadora do Instituto Maria da Penha (IMP); por Conceição de Maria, coordenadora de Projetos e Produtos do IMP, e pelo Prof. José Raimundo de Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da UFC.

Eles vieram solicitar a renovação do convênio de cooperação técnica entre a Universidade e o Instituto, vencido no final do ano passado, que trata de iniciativas em prol do combate à violência doméstica, da inserção social e da afirmação da mulher.

Veja mais fotos da visita no Flickr da UFC

Aproveitaram para propor novos projetos, no âmbito do convênio. Um, na área de ensino, prevê um curso de especialização em Gênero e Gestão de Políticas Públicas para Mulheres. Também apresentaram um projeto de extensão intitulado Saber Científico e Cidadania Sustentável e um de pesquisa sobre Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. De acordo com o Prof. José Raimundo, que assessorou o Instituto na elaboração da mencionada pesquisa, a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) da Presidência da República, bem como universidades do exterior já expressaram a intenção de apoiá-la.

O Reitor elogiou as propostas. "A Universidade está sempre atenta e acompanhando esses movimentos e não poderia deixar de atender a demandas como as do Instituto", disse. Como o convênio anterior terminou, é preciso elaborar outro nos mesmos moldes, conforme esclareceu. Ele orientou que, junto à proposta do novo convênio, seja incluído um plano de trabalho para a pesquisa proposta. Uma vez formalmente entregue ao Gabinete do Reitor, a minuta do convênio será encaminhada à Procuradoria da UFC para se proceder aos trâmites necessários à assinatura.

Sobre o projeto de curso de especialização, o Reitor esclareceu que, primeiramente, deve ser feito contato com algum departamento que possua afinidade com o tema para se avaliar a proposta. Uma vez aprovada a criação do curso pela Universidade, será necessário buscar financiamento para viabilizá-lo. Quanto ao projeto de extensão, deve ser registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFC.

O convênio passado entre a UFC e o IMP resultou na elaboração de dois projetos: Estimando os Custos da Violência de Gênero no Brasil Utilizando Avaliação Contingente, e Pesquisa sobre as Condições Socioeconômicas e Violência Domiciliar e Familiar contra a Mulher. Ambos tiveram como coordenador o Prof. José Raimundo Carvalho (CAEN/UFC). O primeiro foi submetido em maio do ano passado ao BNB, que ainda não divulgou sua decisão final sobre a execução. O segundo foi submetido em julho do ano passado à SPM, que também ficou de dar uma resposta.

INSTITUTO – O Instituto Maria da Penha é uma organização não governamental sem fins lucrativos que nasceu a partir da história de vida de Maria da Penha, que emprestou seu nome à Lei nº 11.340/06. Esta lei foi instituída depois de o Brasil ter sido condenado internacionalmente por tratar os casos de violência doméstica contra a mulher, até então, de forma negligente. O IMP, fundado por Maria da Penha, é presidido por sua filha, Fabíola Fernandes. Possui sede em Fortaleza e representação em Recife.

Saiba mais pelo site do Instituto ou por sua página no Facebook.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307