Jogadores e membros da Casa de Cultura Alemã discutem aspectos culturais do futebol

Imagem: Ronny Heberson Furtado de Araújo nasceu em Fortaleza e hoje joga na equipe alemã do Hertha-BSC (Foto: Divulgação)Mostrar o futebol como fenômeno não apenas esportivo, mas também sociocultural, é o objetivo do evento "O futebol como encontro de culturas – a participação e o olhar cearense", a ser promovido pela Casa de Cultura Alemã (CCA) da UFC no dia 5 de junho, às 18h.

O professor e atual administrador da Casa, Alexander Ribeiro, que atuou como intérprete no time alemão Hertha BSC (Berlim), e o ex-aluno da CCA Ronaldo Simões, que acompanhou a seleção brasileira durante a Copa das Confederações de 2005 e na Copa do Mundo de 2006 (Alemanha), debaterão com o ex-atleta Caetano, pai dos jogadores e irmãos cearenses Raffael (Borussia Mönchengladbach) e Ronny (Hertha-BSC), que também participarão do evento.

Eles compartilharão visões e impressões sobre o futebol no Brasil e na Alemanha, tocando em temas como carreira, adaptação, língua, saudades e expectativas, dentre outros. "O objetivo é destacar o futebol como algo muito maior e mais complexo do que 22 jogadores correndo atrás da bola em um campo delimitado, mostrando que, além do universo profissional do futebol, existe, sobretudo, o fator humano", explica a organização do evento.

O debate será dia 5, na Sala Interarte (Área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica). As inscrições ocorrem a partir de 2 de junho pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A sala tem capacidade para 50 pessoas.

SAIBA MAIS SOBRE OS PARTICIPANTES:

Ronaldo Marcos Simões Moreira: estudou Alemão na CCA e Letras na UFC. Acompanhou a seleção brasileira durante a Copa das Confederações em 2005 na Alemanha e a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha como Attaché da Delegação brasileira.

Caetano: ex-jogador das equipes do Fortaleza, Ceará e Ferroviário, além de outros.
Raffael Caetano de Araújo: nasceu em 28 de março de 1985, em Fortaleza. Jogador de meio-campo e ataque da equipe alemã do Borussia Mönchengladbach.

Ronny Heberson Furtado de Araújo: nasceu em 11 de maio de 1986, em Fortaleza. Jogador de meio-campo da equipe alemã do Hertha-BSC, Berlim.

Fonte: Casa de Cultura Alemã da UFC – fones: 85 3366 7643 / 3214 4032