Artigo de pesquisadores da UFC é capa de revista científica internacional

Imagem: Capa da revista "The Journal of Microscopy & Ultramicroscopy"O artigo intitulado Morphology, ultrastructure and immunocytochemistry of Hypnea cervicornis and Hypnea musciformis from the coastal waters of Ceará, Brazil, de autoria de pesquisadores da UFC e colaboradores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), estampou a capa da revista The Journal of Microscopy & Ultramicroscopy. Na UFC, a pesquisa foi realizada no Laboratório de Biotecnologia Marinha, do Departamento de Engenharia de Pesca, e no Laboratório de Moléculas Biologicamente Ativas, do Departamento de Bioquímica, cujos responsáveis são, respectivamente, os professores Alexandre Holanda Sampaio e Benildo Sousa Cavada.

O trabalho é pioneiro no estudo da localização das lectinas no tecido algal, abrindo espaço para o entendimento da presença dessas proteínas na fisiologia das algas marinhas, além de contribuir para o conhecimento ultraestrutural da morfologia das espécies estudadas, através de microscopia de alta resolução. Imagens de microscopia eletrônica foram obtidas na Central Analítica da UFC. O acesso completo ao artigo, para quem tem assinatura, pode ser obtido na Internet

A Central disponibiliza aos pesquisadores infraestrutura em técnicas analíticas e de microscopia, com o objetivo de viabilizar, aprimorar e promover pesquisas científicas e tecnológicas na Universidade e em outras instituições de pesquisa, com inserção em atividades de ensino em nível de graduação e pós-graduação, extensão, prestação de serviços e desenvolvimento com o setor produtivo. Atualmente, estão sendo executados na Central Analítica 41 projetos de pesquisa.

O acesso aos serviços é regido pelas normas disponíveis no site da Central. Interessados que queiram mais informações sobre a submissão de propostas e acesso aos serviços podem enviar os questionamentos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..