Procurar no portal

O papel da nova geração de profissionais de nível superior

Veja a íntegra do discurso proferido pelo Vice-Reitor Henry Campos durante a formatura das turmas de 2014.1 da FFOE, do ICA, do Iefes, do Labomar e da UFC Virtual em 16/2/14

Imagem: Prof. Henry Campos lê discurso em cerimônia de formatura (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A solenidade que aqui se realiza tem profundo significado para a Universidade Federal do Ceará e para os concludentes dos cursos ofertados pela Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem; Instituto de Cultura e Arte; Instituto de Educação Física e Esportes; Instituto UFC Virtual e Instituto de Ciências do Mar.

Diante dos concludentes, testemunhando a esperança e alegria estampadas em seus rostos, todos nós, que fazemos a Universidade, nos sentimos tomados pelo sentimento do dever cumprido. Nossa missão mais nobre – formar cidadãos qualificados, nas mais diversas áreas do saber, aptos a contribuír para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e da Região –, esta missão está sendo cumprida.

Os novos profissionais que aqui se perfilam são, agora, portadores de um diploma que lhes transmite responsabilidades e desafios. Cada um deles concretiza, nesta noite, um sonho longamente acalentado. Afinal, um largo passo foi dado no sentido de concretizarem seu projeto de vida.

Com certeza, a caminhada não foi fácil, a começar pelo processo seletivo, barreira que eles transpuseram empenhando talento e força de vontade. Na sequência, foram apresentados a um rico programa acadêmico, absorveram teorias, exercitaram práticas, em sucessivas etapas de aprendizado, todas elas indispensáveis à preparação para o exercício profissional.

Na universidade pública, estes jovens vivenciaram dificuldades, mas posso garantir que também recolheram lições imprescindíveis, aquelas transmitidas por uma extraordinária equipe de professores, e as que foram buscar na sociedade, no contato direto com nossa realidade.

Prezados concludentes, se vocês se sensibilizaram com o que viram nos trabalhos de campo, se deixaram sensibilizar-se com as profundas desigualdades sociais que presenciaram, se enxergaram a responsabilidade que nos cabe, como detentores de conhecimentos capazes de transformar essa realidade, congratulo-me com vocês e me confesso gratificado. Isto porque o papel da Universidade vai muito além da tarefa de construir e disseminar o saber. Inclui o exercício da sensibilização para o mundo que nos cerca, um cenário por vezes cruel, mas que podemos modificar com nossas atitudes e capacidade de trabalho, com a força da inteligência e o exemplo de conduta ética.

Em nosso país, as novas gerações de profissionais de nível superior têm papel fundamental na construção de uma sociedade justa e igualitária, onde haja mais educação, mais oportunidades de trabalho e menos violência; mais saúde e menos exploração dos deserdados; mais solidariedade e menos corrupção. Esse mundo é possível e nós, na Universidade, atuando na seara onde nos cabe agir, temos feito a nossa parte.

As universidades públicas têm sabido dar uma resposta aos recursos que nelas são aplicados. Hoje, elas estão maiores, melhores e bem mais presentes, após um acelerado processo de expansão. As universidades federais já se distribuem por todo o País, novos campi foram inaugurados, e centenas de municípios brasileiros passaram a ser beneficiados pelo ensino superior público de qualidade.

Com muita segurança, com responsabilidade, temos respondido ao desafio da expansão. Expansão que, no caso da UFC, nos levou a abrir dezenas de novos cursos de graduação e pós-graduação e a implantar os campi do interior do Estado, mais precisamente, os da Região Norte, em Sobral; do Sertão Central, em Quixadá; e do Cariri, distribuído entre as cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte.

Cabe enfatizar que este último já deu lugar à criação da Universidade Federal do Cariri, instituição que logo agregará dois novos campi – em Icó e Brejo Santo. No momento em que o Campus do Cariri se emancipava, a UFC obteve do MEC autorização para se instalar em mais duas cidades, Crateús e Russas, onde as atividades se iniciam no próximo semestre letivo.

O impacto positivo mais direto desse crescimento foi, com certeza, a ampliação do acesso. A Universidade democratizou-se e, o que é mais importante, sem comprometer a excelência de tudo o que faz.

Gostaria, aqui, de assinalar mais um fato emblemático de nossos avanços: em 2013, o Hospital Universitário Walter Cantídio continuou batendo recordes na realização de transplantes de fígado e, com 130 procedimentos, ultrapassou o Hospital Albert Einstein, de São Paulo. Com isso, conquistou a liderança, neste segmento, no Brasil e na América Latina. É significativo que, sozinho, o hospital da UFC tenha feito mais transplantes hepáticos do que todos os hospitais de um país como o México. Ou mais do que as redes hospitalares de Cuba e Peru, juntas.

Enquanto isso, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand comemora 50 anos de sua criação. É muito grato, para nós, comemorarmos essa efeméride, pela importância que a MEAC assumiu, no Ceará, consagrando-se ao ensino médico, à pesquisa e à assistência terciária à saúde. Somente no ano passado, a Maternidade realizou mais de 3.800 partos e ofereceu cerca de 35 mil consultas de enfermagem e 2.500 de outras especialidades. Com emergência aberta 24 horas, os atendimentos de urgência ultrapassaram os 20.000. Somem-se, ainda, os milhares de exames de toda ordem, e teremos uma radiografia muito fiel do trabalho que ali se desenvolve, diuturnamente, em favor da saúde dos cearenses, em especial, dos mais pobres e excluídos.

Reporto-me, agora, à arena dos esportes, para congratular-me com nossos alunos desportistas pelas sucessivas vitórias. Dentre outros feitos, é digna de aplauso nossa equipe de vôlei masculino, que encerrou a fase nacional da Liga do Desporto Universitário como a segunda maior força do País nessa modalidade.

Em outro segmento, vale destacar que a Universidade Federal do Ceará foi, pelo terceiro ano consecutivo, a mais procurada, de todo o Brasil, pelos candidatos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), somando mais de 262 mil inscrições, o que significa um crescimento de 27% em relação ao ano de 2013.

Estimados concludentes, se aproveito a ocasião solene para lhes apresentar este balanço, é que desejo esboçar um rápido perfil da Universidade onde vocês conquistaram seu diploma de nível superior. O que pretendo é realçar os motivos para se orgulharem desta grande universidade pública, na qual vocês, um dia, tanto ansiaram ingressar. Naquela ocasião, graças a seu talento e esforços, graças ao apoio de seus pais, de sua família, o sonho se concretizou, e vocês conquistaram espaço nesta casa. Aqui amealharam conhecimentos e hoje partem confiantes para exercer, com dignidade e muita competência, a profissão que escolheram.

Na UFC, podem ter certeza, estaremos torcendo por vocês e procurando dar cumprimento, da melhor forma, a nossa missão. Temos consciência da importância desta Universidade, que consegue servir à sociedade sem se deixar contaminar por quaisquer injunções político-partidárias ou oriundas do poder econômico. Aqui, temos muito orgulho em preservar a liberdade de pensamento e expressão e em defender valores humanísticos que, mesmo nos períodos mais sombrios de nossa história, têm permanecido intocáveis. Não é por acaso que, no transcurso de seis décadas, construímos um imenso patrimônio de credibilidade e respeito.

Sim, meus amigos, são seis décadas de existência. Em dezembro próximo, a Universidade Federal do Ceará estará completando – e comemorando festivamente – os 60 anos de sua criação. Em 1954, mais precisamente no dia 16 de dezembro, era criada a então Universidade do Ceará. Culminava ali um histórico movimento liderado pelo Prof. Antônio Martins Filho, que mobilizou a sociedade inteira, desafiando forças poderosas que, na época, negavam ao Ceará o direito de aglutinar sua Inteligência em uma universidade.

Hoje, aqui estamos, dando sequência à luta dos nossos antecessores para oferecer, ao Estado e à Região, as bases sólidas de um desenvolvimento socioeconômico sustentável, que somente se produz quando amparado no saber, no conhecimento científico e tecnológico, na análise crítica e na liberdade criativa.

O transcurso do sexagésimo aniversário tem valor simbólico tanto para a comunidade universitária quanto para a sociedade cearense, dada a presença da Instituição acadêmica em todos os municípios do nosso Estado e dada, igualmente, a atuação dos nossos ex-alunos nos diversos escalões dos setores público e privado. Com a Universidade, ampliou-se a oferta de profissionais competentes, implantaram-se novas tecnologias e metodologias, inaugurou-se, sobretudo, uma nova consciência. Com a Universidade Federal, o Ceará lançou pontes para o mundo, modernizou-se, começou a escrever uma nova história.

Por tudo isto, convido os que aqui se encontram para se unirem a nós nas comemorações dos 60 anos desta que se tornou a universidade-mãe de todas as demais universidades cearenses.

Aos concludentes, o convite é para que permaneçam sintonizados com esta casa, com os ideais que aqui vocês cultivaram, com as esperanças que alimentaram, com os planos de realização profissional que arquitetaram e que, em muitos casos, incluem um retorno à Universidade, para aprofundar os estudos em um curso de pós-graduação.

Parabenizo cada um de vocês, parabenizo seus mestres pela missão cumprida e me congratulo com seus pais, neles reconhecendo os grandes responsáveis pela conquista do diploma de nível superior. Tenham muito sucesso na profissão e na vida privada. E sejam muito felizes. Vocês fizeram por merecê-lo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300