Confiança no futuro e ousadia deram o tom da segunda noite de colação de grau da UFC

Imagem: Participaram cerca de 394 concludentes da UFC na noite da quinta-feira (Foto: Jr. Panela)Ao discursar na solenidade de colação de grau na noite da última quinta-feira (17), o Reitor Jesualdo Farias conclamou todos os 394 concludentes da UFC a que permanecessem "sintonizados com esta casa, com os ideais que aqui [...] cultivaram, com as esperanças que alimentaram, com os planos de realização profissional que arquitetaram e que, em muitos casos, incluem um retorno à Universidade, para aprofundar os estudos em um curso de pós-graduação".

Veja imagens da colação de grau no Flickr da UFC

O ciclo de colações que teve início na quarta-feira (16) fica encerrado hoje com a formatura de 499 concludentes dos cursos do Centro de Humanidades, da Faculdade de Direito, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e da Faculdade de Educação.

CINQUENTENÁRIO – O orador representante do corpo discente foi o graduando Daniel Correia Sampaio, do Curso de Estatística, que neste ano completa 50 anos de criação. O fato teve destaque em sua fala, quando lembrou que em 1964 o curso fazia parte da então Faculdade de Ciências Econômicas e hoje integra o Centro de Ciências da UFC, e parabenizou todos os que fazem o curso, que, como afirmou, "é um dos melhores deste País".

"Amanhã não seremos os futuros profissionais. Seremos os profissionais do presente. E o que todos esperavam dos futuros profissionais? O melhor! E somos nós", afirmou Daniel Sampaio, que contou uma passagem bíblica na qual Josué se põe em dúvida sobre a capacidade de liderar uma nação e ouve Deus lhe dizer para ter "bom ânimo". "O 'bom ânimo' que deve estar presente quando surgirem os medos ou angústias do novo ciclo, da nova jornada", finalizou.

Concludentes e familiares participam da solenidade na Concha Acústica da UFC (Foto: Jr. Panela)OUSAR E APRENDER - O Prof. Luiz Soares Júnior, coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, escolhido para fazer um discurso em nome dos professores, depois de reconhecer que todos os formandos tinham realizado uma grande conquista, alcançada por meio de momentos difíceis e "provas aterrorizantes", aconselhou: "Não tenham medo de ousar, de criar, de contrapor ideias".

Leia aqui a íntegra do discurso

Fez ver aos formandos que "a sociedade os aguarda com a expectativa de profissionais éticos e compromissados com o bem comum. Cultivem a honestidade e a responsabilidade social e ambiental", afirmou. E foi buscar em palavras de Guimarães Rosa, na obra Relembramentos, a frase com a qual encerrou seu discurso: "O Homem nasceu para aprender, aprender tanto quanto a vida lhe permita".

Reitor Jesualdo Farias deu grau aos 394 concludentes (Foto: Jr. Panela)BALANÇO – O Reitor Jesualdo Farias fez um rápido balanço do atual momento da UFC com os avanços registrados em diversos segmentos, argumentando que pretendia "realçar os motivos para se orgulharem desta grande universidade pública na qual vocês, um dia, tanto ansiaram ingressar". Ao referir-se à expansão da UFC, com a criação de novos cursos nos campi de Fortaleza e em municípios do interior do Estado, o Prof. Jesualdo ressaltou que "a Universidade democratizou-se e, o que é mais importante, sem comprometer a excelência de tudo o que faz".

NOVOS PROFISSIONAIS – Receberam diploma na noite de ontem os formandos de Ciências Biológicas, Computação, Estatística, Licenciatura em Física, Bacharelado em Física, Geologia, Geografia, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Matemática, Licenciatura em Química, Bacharelado em Química e Biotecnologia, todos estes cursos do Centro de Ciências. Do Centro de Ciências Agrárias, os concludentes de Agronomia, Economia Doméstica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca e Zootecnia. O Centro de Tecnologia graduou estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Teleinformática, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia Química.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331