Professor surdo discursará em nome dos docentes na última noite de colação de grau da UFC

Imagem: Logomarca da Secretaria de Acessibilidade UFC IncluiPela primeira vez na UFC, um professor surdo será o orador representante do corpo docente em uma solenidade de colação de grau da Instituição. Na noite desta sexta-feira (18), o Prof. Francisco Sérvulo Gomes Lima, do Departamento de Letras-Libras e Estudos Surdos da UFC, discursará por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para 449 formandos e seus familiares.

A tradução será feita por dois intérpretes, e outros dois profissionais converterão todas as demais falas da solenidade para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). São eles: Mariana Farias Lima, Jocelma Lima, Diego Lial e Fernando Parente, todos intérpretes concursados da UFC.

O conteúdo do discurso do Prof. Sérvulo foi construído em parceria com a diretora da Secretaria de Acessibilidade da UFC, Profª Vanda Leitão. Dentre outros pontos, o docente abordará a importância de conviver com as diferenças para a formação profissional e humana dos estudantes, bem como o papel da Universidade de oportunizar "múltiplas aprendizagens" entre pessoas com ou sem deficiência.

Para a Profª Vanda, a inserção do discurso em libras em um dos mais importantes eventos da UFC chama a atenção para o tema da acessibilidade. Além disso, "trata-se do reconhecimento e do acolhimento da Universidade à diferença de línguas", disse a coordenadora.

Nesta sexta-feira, colarão grau alunos que concluíram cursos no Centro de Humanidades, Faculdade de Direito, Faculdade de Educação, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).  

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331