Com estudantes, Reitor destaca avanços e desafios na relação entre a UFC e o setor produtivo

Imagem: O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, com integrantes do Programa Apóstolos da InovaçãoO Reitor Jesualdo Farias participou, na tarde da última sexta-feira (18), de uma reunião com integrantes do Programa Apóstolos da Inovação – que reúne estudantes do Instituto Militar de Engenharia (IME), do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) e de universidades cearenses, com destaque para a Universidade Federal do Ceará, que tem cinco alunos entre os 12 que compõem a turma. O Reitor destacou conquistas e desafios para uma maior interação entre a Universidade e os setores produtivos, no intuito de incrementar a inovação tecnológica e contribuir para o crescimento da economia cearense.

Segundo o Prof. Jesualdo Farias, o crescimento do número de pesquisas realizadas através de parcerias entre a UFC e as empresas é fruto de um planejamento estratégico realizado ainda nos anos 1990, com a criação de vários cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia, além do fortalecimento da pós-graduação. "Rompemos um certo preconceito que havia de que a Universidade não deveria ter compromisso com o setor produtivo. Com isso, saímos da lógica de trabalhos meramente acadêmicos para a nova lógica de trabalhos que tenham aplicabilidade prática", pontuou o Reitor, citando o crescimento no número de patentes e de prêmios obtidos pela UFC nos últimos anos.

DESAFIOS – Os estudantes expuseram suas impressões após reuniões com empresários e visitas a indústrias. Mesmo citando algumas parcerias de sucesso encontradas na própria UFC, eles consideram que ainda há distância na relação entre as instituições de ensino superior e a indústria. O Reitor reconheceu que ainda há muitas barreiras a superar. Uma delas é a necessidade de uma mudança na cultura das empresas, que, segundo ele, "precisam compreender que o tempo da Universidade é diferente do tempo da indústria", uma vez que os resultados das pesquisas vêm geralmente em médio e longo prazos. Outras barreiras, segundo ele, advêm de restrições impostas pela legislação vigente. Para mudar essa realidade, defende o Reitor, é necessário um novo marco regulatório que proporcione maior autonomia às universidades.

PROGRAMA – O Programa Apóstolos da Inovação está em sua quinta edição. Dos 12 estudantes da turma, cinco são da UFC, um da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e seis do ITA. O programa é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI). Durante um mês, os alunos interagem com empresas, líderes e autoridades locais para conhecer melhor a economia do Estado e apresentar ideias de inovação frente aos desafios identificados.

O coordenador do programa, Davis Mesquita, cita que cerca de 30% dos estudantes aprovados no ITA são cearenses. Porém, muitos deles não têm afinidade com a realidade econômica do Estado. "Muitos jovens saem do Estado cedo e não sabem do que a economia do Ceará carece. Esse programa visa solucionar esse tipo de demanda, mostrar para esses alunos o que o Ceará tem de potencial e quais os desafios que é preciso superar", explica.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7306