No terceiro dia de formatura, professor faz discurso em LIBRAS e destaca diversidade

Imagem: Prof. Francisco Sérvulo Gomes Lima fez seu discurso na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) (foto: Jr. Panela)Pela primeira vez, em solenidade de colação de grau da UFC, discursou em nome do corpo docente um professor do curso de Letras-Libras. O evento marcou a colação de grau de 499 alunos dos cursos de Direito, Biblioteconomia, Ciências Sociais, História, Letras, Psicologia, Ciências Econômicas, Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Secretariado Executivo e Pedagogia, na sexta-feira (18).

Veja imagens da colação de grau no Flickr da UFC

Fez-se um profundo e respeitoso silêncio quando anunciado o nome do Prof. Francisco Sérvulo Gomes Lima, que passou a fazer seu discurso na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), interpretado simultaneamente por dois profissionais, um dos quais posicionado em frente à plateia e outro diante das autoridades acadêmicas que compunham a mesa que presidia a cerimônia.

UNIVERSO AMPLO – O Prof. Sérvulo Lima destacou a diversidade como um dos aspectos importantes encontrados numa universidade. "São diferenças marcadas por muitos fatores. O convívio com essas diferentes condições humanas pode, certamente, proporcionar o desenvolvimento de atitudes de respeito, reconhecimento, valorização, solidariedade e o compartilhamento que engrandece cada um de nós."

Complementou lembrando que "a possibilidade de engrandecimento humano é possível e mediada pelas mais diversas formas de linguagem e língua". E enfatizou: "O Brasil é um país multilíngue. A expressão disso está neste momento, em que me dirijo a todos e a todas por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)".

Imagem: Concludentes comemoram na solenidade de colação de grau da UFC (Foto: Jr. Panela)Dizendo-se "honrado em participar deste momento tão caro e importante, quando muitos estudantes concluem uma etapa de sua formação acadêmica", o Prof. Sérvulo Lima destacou que "a Universidade, como o próprio nome indica, oferece um universo amplo e múltiplo de experiências de aprendizagens fundamentais à formação dos jovens por ela acolhidos nos vários cursos". O orador concluiu suas palavras afirmando sentir-se "honrado, também, por pertencer a uma Universidade tão grandiosa que é a UFC, que se abre para acolher a diversidade humana".

RECONHECIMENTO – Francisca Jamilia Barros Oliveira, do curso de Pedagogia, foi escolhida para falar em nome dos concludentes. "Este último semestre foi marcado por fortes emoções e ficará para sempre em nossas mentes", disse. "Estamos celebrando um dos mais belos momentos de nossa jornada acadêmica – nossa formatura e o ingresso na carreira profissional."

A oradora agradeceu aos professores que contribuíram, "cada um de seu jeito", com sua formação e a dos colegas. Ela fez menção especial à UFC ("que se transformou em moradia de muitos que aqui hoje estão") e à Faculdade de Educação ("espaço de crescimento e aprendizagem").

MISSÃO – O Reitor Jesualdo Farias, depois de conceder grau aos estudantes, fez um pronunciamento em que traçou um perfil da UFC, citando fatos relevantes nos setores de saúde e esportes e informando sobre os passos que a Instituição dá rumo ao Interior do Estado. Concluiu afirmando ter "consciência da importância desta Universidade, que consegue servir à sociedade sem se deixar contaminar por quaisquer injunções político-partidárias ou oriundas do poder econômico".

QUIXADÁ – Ficou encerrado o ciclo de colações de grau dos campi de Fortaleza. Hoje (21), às 18h, será realizada a cerimônia que concede grau aos concludentes dos cursos do campus da UFC em Quixadá.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331