Mais de 1.300 estudantes colaram grau em três noites de solenidades na Concha Acústica

Imagem: Concludentes de todos os cursos prestaram juramento (Foto: Ribamar Neto)Pioneirismo e tradição se entrelaçaram nas cerimônias de colação de grau da UFC em Fortaleza, que ocorreram nos dias 16, 17 e 18 de julho. A primeira noite contou com 459 concludentes, dos cursos da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), do Instituto de Cultura e Arte (ICA), do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), do Instituto UFC Virtual e do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).

Veja mais imagens das solenidades de colação de grau 2014.1 no Flickr da UFC

O destaque da noite foi a conclusão do primeiro formando do Curso de Cinema e Audiovisual, Alexandre Silva. "Foi muito difícil chegar aqui, por ser da primeira turma e enfrentar todas as dificuldades que aparecem com ela, mas fico feliz pelo fato de o curso ter sido criado, de ter me proporcionado grandes oportunidades", disse.

Na solenidade, o Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, destacou a importância do compromisso social dos novos profissionais. "Se vocês se sensibilizaram com o que viram nos trabalhos de campo, se deixaram sensibilizar-se com as profundas desigualdades sociais que presenciaram, se enxergaram a responsabilidade que nos cabe como detentores de conhecimentos capazes de transformar essa realidade, congratulo-me com vocês e me confesso gratificado", afirmou.

No segundo dia de colações, a Concha Acústica recebeu 394 concludentes do Centro de Ciências, Centro de Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia. Dentre as homenagens, ressaltaram-se os 50 anos de criação do Curso de Estatística, tema da fala do orador representante do corpo discente, Daniel Correia Sampaio. O jovem parabenizou todos os que fazem o curso, que, como afirmou, "é um dos melhores deste País". "Amanhã não seremos os futuros profissionais. Seremos os profissionais do presente. E o que todos esperavam dos futuros profissionais? O melhor! E somos nós", declarou.

Imagem: Prof. Francisco Sérvulo Gomes Lima fez seu discurso na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) (foto: Jr. Panela)O ciclo de colações em Fortaleza encerrou-se na sexta-feira (18), com a formatura de 499 concludentes dos cursos do Centro de Humanidades, da Faculdade de Direito, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e da Faculdade de Educação. Pela primeira vez, em solenidade de colação de grau da UFC, discursou em nome do corpo docente o Prof. Sérvulo Lima, do Curso de Letras-Libras, junto com o intérprete Fernando Parente.

O Prof. Sérvulo Lima destacou a diversidade como um dos aspectos importantes encontrados numa universidade. "São diferenças marcadas por muitos fatores. O convívio com essas diferentes condições humanas pode, certamente, proporcionar o desenvolvimento de atitudes de respeito, reconhecimento, valorização, solidariedade e o compartilhamento que engrandece cada um de nós", disse.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331