UFC terá Instituto Confúcio para ensino da cultura e do idioma chineses

Imagem: Atividades do Instituto Confúcio devem começar em um ano na UFCA Universidade Federal do Ceará será a primeira universidade federal do Norte-Nordeste a abrigar um Instituto Confúcio, também chamado de Hanban, abreviatura coloquial que designa o Instituto Nacional da China para o ensino de chinês como língua estrangeira.

O acordo foi assinado em Brasília, no último dia 17 de julho, pelo Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias, e pela Diretora Geral da sede do Instituto Confúcio em Pequim (China), Srª Xu Lin.

A assinatura do documento fez parte da cerimônia bilateral realizada no Salão Leste do Palácio do Planalto, durante a qual foram firmados cerca de 40 acordos nas áreas de ciência, tecnologia, educação e cultura entre Brasil e China, na presença da Presidenta Dilma Rousseff e do Presidente da China, Xi Jinping. Também esteve presente ao evento o Coordenador de Assuntos Internacionais, Prof. Tito Lívio Cruz Romão, que negociou, como representante da UFC, a presença de uma filial do Instituto Confúcio na Instituição.

Imagem: Reitor da UFC, Jesualdo Farias, ao lado da Diretora Geral da sede do Instituto Confúcio em Pequim (China), Srª Xu Lin (Foto: Divulgação)A expectativa é que as atividades de ensino da língua e cultura chinesas na UFC tenha início em um ano. A partir de agora, a Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC retomará as negociações para a escolha de uma universidade parceira chinesa, que participará da implantação do Instituto.

O Instituto Confúcio está presente em 450 unidades parceiras espalhadas por todos os continentes. No Brasil já são 10, sendo sete em pleno funcionamento.

O perfil do Instituto Confúcio da UFC deverá caracterizar-se também por uma orientação natural para temas diretamente ligados à ciência, tecnologia e inovação, bem como às relações entre empresas e a Universidade.

Quarta universidade federal brasileira a abrigar um Hanban, a UFC contará com professores chineses enviados pela sede do Hanban em Pequim. Além disso, o Instituto terá uma diretoria sino-brasileira.

Fonte: Prof. Tito Lívio Cruz Romão, Coordenador de Assuntos Internacionais da UFC – fone: 85 3366 7333