Seminário dos cursos de Dança e Teatro da UFC reúne pesquisadores internacionais

Imagem: III Seminário Dança Teatro Educação (Foto: logomarca)Os cursos de Licenciatura em Dança e em Teatro do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC realizam, de 6 a 10 de agosto, o III Seminário Dança Teatro Educação. A programação reúne palestras, oficinas, mesas de discussão, espetáculos e apresentação de comunicações. A proposta é possibilitar diferentes modos de refletir a educação ética, estética e política da formação em arte.

A terceira edição do Seminário Dança Teatro Educação tem como tema "o corpo do corpo no corpo" e outro objetivo é debater os processos educativos na pós-modernidade, considerando o corpo como linguagem. Entre os convidados internacionais do seminário, o destaque é o escritor português Gonçalo M. Tavares, que participa da conferência de encerramento no dia 8 de agosto, às 18h, no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema).

O III Seminário Dança Teatro Educação, gratuito e aberto ao público, ocorrerá no ICA (prédio da Av. Carapinima, 1615 – Benfica), na Vila das Artes, no Centro Cultural Dragão do Mar e no Porto Iracema das Artes. Espera-se a participação de professores da rede pública de ensino (ensinos fundamental e médio) e de universidades, estudantes de teatro e de dança, além de artistas e pesquisadores de arte-educação e áreas afins. As inscrições podem ser realizadas antes do início da programação.

Imagem: A Profª Christine Roquet, do Departamento de Dança da Universidade Paris 8, é uma das convidadasPROGRAMAÇÃO – A conferência de abertura "Corpo, gesto, corporeidade... Pensar a partir da dança" será realizada às 14h30hmin, do dia 6 de agosto, e ministrada pela Profª Christine Roquet, do Departamento de Dança da Universidade Paris 8, no auditório da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica). A palestrante também participa do curso de introdução à análise do movimento, na Vila das Artes.

Nos dias 7, 8, 9 e 10, serão realizados cursos e oficinas na Vila das Artes e no Porto Iracema das Artes, além de mesas temáticas no auditório do Centro Cultural Dragão do Mar. A Oficina "Concerto para o corpo" será ministrada pelo Prof. Eduardo Ruiz Vergara, da Faculdade das Artes da Universidade Distrital (Bogotá), que também apresentará o espetáculo Concierto para Cuerpo, no dia 8, às 20h30min. Outro destaque é a oficina "Poema do corpo liberto", ministrada pelo pesquisador de teatro e performance e diretor Marcos Bulhões.

Serão apresentados 113 trabalhos de estudantes e pesquisadores de todo o País nas sessões de comunicação e nas apresentações orais, híbridas e artísticas que acontecerão no ICA-Carapinima, nos dias 6, 7 e 8. Confira programação completa no site do evento.

Imagem: Escritor e professor da Universidade de Lisboa, Gonçalo M. Tavares (Foto: Nuno Ferreira Santos)CURSO – O escritor português Gonçalo M. Tavares (Universidade de Lisboa) ministrará o curso Corpo e Pensamento Contemporâneo nos dias 9 e 10 de agosto, das 14h às 19h, na Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 – Centro). O curso é direcionado a artistas e pesquisadores do corpo, e as inscrições vão até 1º de agosto, através do site da Vila das Artes. O escritor também apresentará a conferência de encerramento do seminário, no dia 8 de agosto, às 18h, no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar.

Escritor
 professor da Universidade de
Lisboa,
 Tavares publicou a primeira obra em 2001. Recebeu os
mais importantes
 prêmios em língua portuguesa: o
 Telecom 2007,
o José
 Saramago
 LER/Millennium
BCP 2004, com
 romance Jerusalém.

Fonte: Profª Rosa Primo, coordenadora geral do evento - e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.