Procurar no portal

Texto de Plínio Marcos é destaque da programação do Teatro Universitário em agosto

Imagem: Às sextas-feiras e sábados será apresentado o espetáculo "Quase nada", do grupo Nóis de Teatro (Foto: Divulgação)Em agosto, o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da UFC, apresenta quatro espetáculos teatrais e um musical. O destaque fica por conta da encenação de texto clássico do dramaturgo Plínio Marcos, nos dias 8 e 15, às 22h30min. As sessões de todos os espetáculos têm quantidade limitada de ingressos, que podem ser reservados através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Confira a seguir os detalhes da programação:

Às sextas-feiras e sábados, já a partir desta sexta-feira (1º), será apresentado o espetáculo "Quase nada", do grupo Nóis de Teatro. O texto de Marcos Barbosa apresenta um casal de classe média alta de uma grande metrópole que, de madrugada, é abordado por um menino de rua em um semáforo.

Assustado, o jovem casal atira no garoto, que morre em pleno asfalto. Antônio e Sara recebem no seu apartamento uma senhora que julga ter visto o assassinato. A partir daí, múltiplas questões colocam-se em cena de forma reflexiva. A peça tem direção de Altemar Di Monteiro e será encenada nos dias 1º, 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de agosto, sempre a partir das 20h. A classificação indicativa é de 16 anos.

Nas próximas segunda (4) e terça-feira (5), também a partir das 20h, a atriz performer Nádia Fabrici sobe ao palco do Teatro Universitário para apresentar "Amálgama", espetáculo de estilo work in process e cunho performático que nasce de uma pesquisa teatral relacionada ao universo neobarroco, especificamente à investigação da memória e da fragmentação como potências cênicas. Nesse processo, os espectadores têm papel crucial e autonomia para interferir e mudar de cena de acordo com sua vontade.

É trabalhado o acaso, sendo impossível saber como irá se estabelecer a ordem e a duração dos fragmentos a serem apresentados por Nádia. Ao espectador é dado o "poder criativo dentro da performance, que se apresenta enquanto um acontecimento se faz em um jogo de relações e decisões estabelecidas entre atores e espectadores", conforme explica o material de divulgação do espetáculo. Com reflexões pautadas na sociedade atual, é uma realização do Coletivo ASCO e tem classificação indicativa de 16 anos. A direção é de Nádia Fabrici e Larissa Alves.

Nos dias 12 e 26 de agosto, terças-feiras, será apresentado o show musical "Vagabundo", do cantor e compositor Berg Menezes, às 20h. E às quintas-feiras, nos dias 7, 14, 21 e 28, serão encenados os "Solos 3 em 1": "Boys", "La Bela" e "O dia do amante", também às 20h.

Imagem: Nos dias 8 e 15 de agosto será apresentada, às 22h30min, a peça "Navalha na carne", de Plínio Marcos (Foto: Levy Mota)NAVALHA NA CARNE – Nos dias 8 e 15 de agosto, o Teatro Universitário apresenta programação especial às 22h30min. "Navalha na carne", texto clássico do dramaturgo Plínio Marcos encenado pela primeira vez em 1967, será a atração.

A peça se passa em um cine pornô onde uma prostituta se debruça aos desejos de homens dilacerados pelo pecado. Bebida, cigarro e sexo são elementos que compõem o espaço. No decorrer de um striptease, a "garota" Neusa Suely conduz o público até o seu quarto para relatar um pouco de sua vida. Nesse ambiente são expostas as pobrezas humanas de três personagens reais que sobrevivem à margem da sociedade.

A montagem do grupo cearense Imagens aponta para a natureza provocativa do texto de Plínio Marcos e busca a denúncia social. "Navalha na Carne" é estrelado pelos atores Lana Gurgel, Sólon Nogueira e Mychel Kayâ. A direção é de Edson Cândido e possui classificação indicativa de 18 anos.

O Teatro Universitário fica na Av. da Universidade, 2210, Benfica. Mais informações através do telefone 85 3366 7832 ou na página do TU no Facebook.

Idealização e realização: Teatro Universitário
Produção executiva: Projeto TU Residência – Pavilhão da Magnólia
Produção técnica: corpo técnico do TU

Fonte: Michell Barros, bolsista do Teatro Universitário – fone: 85 3366 7832

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300