Solenidade marca início de semestre letivo do Campus da UFC em Russas

Imagem: Calouros do Curso de Engenharia de Software e um grupo de alunos do 3º ano do ensino médio assistiram à solenidade (Foto: Dácio Rafael)O questionamento "Pode o Jaguaribe fluir sem universidade?" foi o mote para a aula inaugural do Campus da UFC em Russas, ministrada, na manhã de ontem (4), pelo Prof. Armênio Santos, da Faculdade de Medicina da UFC. A atividade foi realizada na sede temporária do Campus – o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do município – e marcou o evento de abertura do semestre letivo da unidade acadêmica.

Compuseram a mesa da solenidade o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias; o diretor do Campus de Russas, Prof. Lindberg Gonçalves; a Pró-Reitora de Extensão da UFC, Profª Márcia Machado; e o prefeito de Russas, Weber Araújo.

Falando para uma plateia composta por membros da comunidade acadêmica, integrantes da Casa dos Amigos de Russas, autoridades locais e demais cidadãos russanos, o Reitor destacou o plano de expansão da Universidade, que classificou como "ousado".

"Esse projeto, que se consolida com a implantação do Campus de Russas, é algo que se iniciou há mais de 10 anos, com a implantação dos cursos de Medicina em Barbalha e Sobral, com esse compromisso de fixar jovens capacitados no Interior", declarou.

Imagem: As obras da primeira fase das instalações definitivas da UFC em Russas devem ser entregues dia 20 de dezembro (Foto: Jr. Panela)O Prof. Jesualdo Farias comentou ainda os estudos prévios, feitos pela Universidade, da implantação do Campus, visando detectar a vocação socioeconômica local. "Temos várias cidades próximas a Russas que têm uma inserção muito grande, principalmente na área metal-mecânica e estamos aqui com um campus temático, na área de Engenharias e TI (Tecnologia da Informação) exatamente porque compreendemos a vocação natural dessa região", disse.

"Acreditamos que, a partir de 2015, com a implantação dos cinco cursos previstos para cá, estaremos contribuindo para acelerar o desenvolvimento dessa região. Não dá mais para, no Ceará, ficarmos lamentando a falta de chuva e jogando a culpa de nossos problemas na questão da seca. Temos que resolvê-los, isso sim, com inteligência e tecnologia", disse.

Já o Diretor do Campus de Russas, Prof. Lindberg Gonçalves, ressaltou em seu discurso o envolvimento da sociedade russana na trajetória de implantação do Campus e enfatizou o momento histórico para a Região do Jaguaribe. "Estamos vivendo um ponto de inflexão para o desenvolvimento dessa região e tenho certeza de que será antes e depois dessa universidade. Estamos plantando, hoje, a semente da Universidade do Vale do Jaguaribe", afirmou.

Imagem: O Reitor Jesualdo Farias e outras autoridades visitaram as obras do Campus (Foto: Dácio Rafael)Ao fim dos discursos, o Prof. Armênio Santos deu início a sua apresentação, com tópicos relativos à história da Educação, na UFC, no País e no Mundo. Encerrada a aula e desfeita a solenidade, uma comitiva integrada pelas autoridades presentes seguiu rumo às obras da primeira fase dos prédios que irão abrigar os cinco cursos do Campus, da área tecnológica. Serão eles: Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Ciência da Computação e Engenharia de Software, este último já iniciado.

ENTUSIASMO DOS ESTUDANTES – A primeira aula do Campus de Russas contou com a presença de estudantes ávidos e entusiasmados com a nova estrutura na cidade. E não estamos falando apenas dos calouros de Engenharia de Software: um grupo de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola municipal conferiu a solenidade.

A iniciativa da professora de Língua Portuguesa, Jaqueline Marques, contou com uma adesão empolgada de seus alunos. "Nossa meta é fazer com que eles já se familiarizem com esse ambiente acadêmico e possam, cada vez mais, sentir-se motivados ao ingresso na universidade aqui mesmo no território deles, bem próximo da família. Percebo que agora eles se sentem mais próximos de um sonho, acreditam em algo que eles vislumbravam bem distante e agora se tornou real".

Um dos que ali estavam com a Profª Jaqueline era o jovem Alexandre Maciel, que este ano encerra o ensino médio. Segundo ele, a possibilidade de cursar Engenharia na UFC, pertinho de casa, estimula seus estudos. "Quero estudar Engenharia Civil e, como russano, tenho o interesse em cursar a universidade aqui na cidade, primeiramente. Tenho certeza de que aqui, além do desenvolvimento educacional, vai haver um desenvolvimento econômico", avaliou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331