Grupo do ICA conduz no Ceará pesquisa que mapeará práticas de jovens na Internet

Imagem: A pesquisa envolve uso de redes sociais, dispositivos móveis e aplicativos (Fotos: MsRepórter)O Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), vinculado ao Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, conduz, no Ceará, pesquisa nacional que busca identificar práticas, fluxos e rituais de jovens brasileiros na Internet.

O estudo é coordenado pela Rede Brasil Conectado, formada por pesquisadores de universidades de todo o País, que lançou, na terça-feira (12), o Questionário da Pesquisa Nacional Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência.

O questionário envolve perguntas sobre uso de redes sociais, dispositivos móveis e aplicativos, visando comparar resultados das diferentes regiões do País, a fim de conhecer a diversidade brasileira. Podem responder jovens de 18 a 24 anos, através do site da Rede Brasil Conectado.

Imagem: Cartaz da pesquisa coordenada pelo Rede Brasil Conectado (Imagem: Divulgação)A Rede é liderada pela Profª Nilda Jacks, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e conta com equipes em 26 estados e no Distrito Federal. A pesquisa foi iniciada em 2012 e já mapeou as práticas de consumo cultural e midiático de jovens da classe C, bem como suas atividades no Facebook. O questionário lançado terça-feira (12) é a última etapa da investigação, cujos resultados serão amplamente divulgados em 2015.

O GRIM é coordenado pelas professoras Inês Vitorino e Andrea Pinheiro. Outras informações podem ser obtidas no site da Rede Brasil Conectado.

Fonte: Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM) – fone: 85 3366 7718 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.