Procurar no portal

Oitava edição do grupo de estudos em Semiótica Discursiva começa quinta-feira (21)

Imagem: Tem início o Grupo de Estudos Introdutórios em Semiótica Discursiva (foto: Leonardo Câmara)Terá início quinta-feira (21), a partir do meio-dia, a oitava edição do Grupo de Estudos Introdutórios em Semiótica Discursiva (GEIS), vinculado ao Grupo de Estudos Semióticos (Semioce) da UFC. O projeto aposta em atividades dinâmicas e rodas de conversa, além da fruição e análise dos mais diversos tipos de textos, para introduzir de forma prática os conceitos da teoria semiótica francesa.

Desenvolvida a partir dos anos de 1960, a Semiótica Francesa ou Greimasiana é uma disciplina baseada em pressupostos linguísticos estabelecidos por pensadores como Ferdinand de Saussure, Louis Hjelmslev e Algirdas Julius Greimas. A teoria propõe que se parta de elementos imanentes aos textos para procurar entender o que eles dizem e como fazem para dizer o que dizem. A disciplina vem recebendo diversas contribuições, todas elas apontando para o mundo como um grande conjunto de textos a serem significados.

Os interessados em participar dos encontros devem se dirigir à sala 6 do bloco didático do Curso de Letras (Área 1 do Centro de Humanidades – Campus do Benfica), às quintas-feiras, das 12h às 13h30min. Os encontros acontecem até o final do semestre letivo 2014.2, quando será emitido certificado de participação aos membros do grupo. Não é necessário fazer inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas na página do Grupo no Facebook ou pelo telefone (85) 8614 5839.

Fonte: Djavam Damasceno, monitor da disciplina de Semiótica Discursiva – fones: 85 8882 0174 e 8614 5839 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300