Procurar no portal

Campus da UFC em Crateús realiza aula inaugural; saiba como tudo ocorreu

Imagem: Visão panorâmica do prédio em construção do Campus da UFC em Crateús (Foto: Arlindo Barreto)Foi realizada na manhã de terça-feira (19), na sede da inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA–CE), em Crateús, a aula inaugural do Campus da UFC no município. A atividade foi ministrada pelo Reitor da Instituição, Prof. Jesualdo Farias, que falou sobre o tema "Campus da UFC em Crateús: a base para o desenvolvimento tecnológico da região". O evento contou com a presença da diretora do Campus de Crateús, Profª Maria Elias Soares, e do prefeito da cidade, Mauro Soares, bem como demais integrantes das comunidades universitária e local.

O Reitor apresentou dados e estatísticas acerca do processo de expansão da UFC rumo ao interior do Ceará e destacou as transformações empreendidas com a presença da Universidade nas regiões do Cariri, Sertão Central e Norte do Estado. Disse ainda que o objetivo maior dessas unidades é a solidificação do ensino superior em âmbito regional – com a futura conversão dos novos campi em universidades autônomas –, associado ao impulso do desenvolvimento das macrorregiões cearenses.

Imagem: O Prof. Jesualdo Farias falou sobre o tema "Campus da UFC em Crateús: a base para o desenvolvimento tecnológico da região" (Foto: Arlindo Barreto)"Durante muito tempo foram feitos projetos para o crescimento da região metropolitana, acarretando um êxodo muito grande. Não houve uma política de concentração de polos de desenvolvimento. Esse é um projeto que vem para mudar isso, para transformar a sociedade através da única saída que torna isso possível: o conhecimento. Precisamos encantar os jovens na escolha de uma profissão. O que queremos trazer para cá, em termos de recursos humanos, é o que de melhor possamos encontrar em nossos processos seletivos. Estamos indo ao interior para oferecer alternativas de evolução profissional, pois como instituição pública precisamos diminuir as assimetrias de desenvolvimento do nosso Estado", afirmou.

Natural de Crateús, a diretora do Campus da UFC na cidade, Profª Maria Elias Soares, destacou a particular emoção em integrar a instalação da unidade da UFC em sua terra natal. "Sinto essa enorme responsabilidade, mas também muito orgulho, pois na época em que vivi aqui não havia cursos superiores, então, como muitos alunos, tive de ir estudar fora. Agora a UFC traz aos alunos daqui a possibilidade de fazerem esses cursos da área de ciências exatas e engenharias, que são cursos relacionados com a inovação", relembrou.

A diretora também ressaltou a escolha de cursos da área tecnológica, associados ao potencial regional, para compor o Campus. "É muito importante a criação do Campus porque vai possibilitar a formação de profissionais nas áreas de novas demandas da sociedade, das empresas, do desenvolvimento e da inovação. Se você for analisar os países que avançaram bastante, avançaram porque fizeram investimento no ensino das Ciências, sobretudo aquelas relacionadas a Informática e Engenharia", avaliou.

Imagem: Cleiciane Lima é uma das ingressantes na turma pioneira do Campus da UFC em Crateús (Foto: Arlindo Barreto)DE OLHO NO FUTURO - Para a primeira graduação, a Universidade recebeu, no último processo seletivo, mais de 1.200 inscrições de jovens oriundos das mais diversas regiões do Estado. Uma das ingressantes na turma pioneira é Cleiciane Lima, de 18 anos, da cidade de Independência. Com menos de um mês de vivência acadêmica, a estudante já sonha lá na frente, quando concluir a graduação. "Sempre gostei de Exatas, daí surgiu essa oportunidade e abracei. Está sendo muito bom, pela experiência que estou tendo até agora gostei bastante. Já estamos até discutindo em sala de aula como abrir uma empresa júnior, para instalar e ficar por aqui mesmo, para desenvolver a cidade", declarou.

Para o futuro também estão os olhares dos estudantes de ensino médio do município. Na aula inaugural se fez presente a turma de terceiro ano do Colégio Estadual Regina Pacis, acompanhados pelo professor de Língua Portuguesa, Francisco Sampaio. "A ideia de vir aqui foi a de familiarizar os estudantes com a UFC que está se estendendo à nossa cidade, um campus que vem trazer um desenvolvimento a mais, que vai possibilitar aos nossos estudantes não saírem de sua terra para fazer determinado curso. Então, a UFC vem somar não só a Crateús, como a toda a região", afirmou.

Imagem: A estudante de ensino médio Sannya Cavalcante pretende cursar uma graduação no Campus da UFC em Crateús (Foto: Arlindo Barreto)E parece que a iniciativa do Prof. Sampaio já fez despertar novos interesses em seus alunos, o que corrobora a fala da estudante Sannya Cavalcante. "Estou achando muito legal aqui porque eles estão falando como vai ser, falaram dos professores, que são qualificados, falaram da turma. Já estou pensando em fazer Ciência da Computação. É uma valorização imensa para a cidade, uma porta que vai abrir para gente que está fazendo o terceiro ano", comentou.

ESTRUTURA – As atividades do Campus da UFC em Crateús se iniciaram, oficialmente, no último dia 4, com o curso de Ciência da Computação. Atualmente, as aulas ocorrem, de forma provisória, no Centro Educacional 1º de Janeiro, até a entrega na sede definitiva da unidade. A previsão é de que a primeira fase da obra, em uma área de 30 hectares, seja entregue até o final deste ano. A meta é que, em cinco anos, sejam implantadas as graduações de Sistemas de Informação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia de Minas, atingindo, assim, a um público de mais de 1.500 estudantes.

A instalação de um campus da UFC no Interior do Estado empreende não apenas transformações econômicas, como sociais e até mesmo pessoais. A prova viva de que novos perfis profissionais se distinguem com essa política é a trajetória do bibliotecário do Campus de Crateús Felipe Silva. Natural de Juazeiro do Norte, o recém-ingresso servidor público da UFC, que irá atuar em uma unidade de expansão, graduou-se em uma expansão da Universidade: o então Campus da UFC no Cariri, hoje Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Imagem: Felipe Silva graduou-se no então Campus da UFC no Cariri e agora é bibliotecário do Campus de Crateús (Foto: Arlindo Barreto)"Estudei numa expansão e vim trabalhar numa expansão. O começo é bem árduo, trabalhoso e também motivador. Eu, que sou natural de Juazeiro do Norte, vi a importância da Universidade ser implantada naquele município e participar de todo o desenvolvimento de lá motiva vir para cá e fazer com que essa região também seja desenvolvida. É indubitável você pensar nessa transformação do ponto de vista econômico; a Universidade não só formou profissionais como retornou esses profissionais ao Estado", avaliou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300