V Conferência Internacional de Psicologia Comunitária acontece na próxima semana

Imagem: Reitor da UFC recebeu comissão organizadora da Conferência em seu gabinete (Foto: Ribamar Neto)Tem início na próxima semana a V Conferência Internacional de Psicologia Comunitária, evento que ocorre, em Fortaleza, de 3 a 6 de setembro e discute o tema "Psicologia Comunitária no mundo atual: desafios, limites e fazeres".

O objetivo específico da Conferência é ampliar as possibilidades de reflexão e as condições para fortalecer a comunidade e a Psicologia Comunitária no contexto de crise social e exclusão presentes em vários países.

Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a Conferência, contando com pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará na equipe organizadora. Além da UFC, a Universidade de Fortaleza (Unifor) também é instituição realizadora do evento.

Entre os convidados internacionais, destaca-se a participação da pesquisadora Maritza Montero, da Universidad Central de Venezuela, e entre os destaques nacionais está Jorge Castellá Sarriera, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na tarde de segunda-feira (25), o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, recebeu, em seu Gabinete na Reitoria, a Profª Verônica Morais Ximenes, do Departamento de Psicologia e presidente da Conferência (saiba como foi o encontro). Na ocasião, foram apresentados dados atualizados sobre o evento. São 1.500 inscritos, sendo 400 participantes estrangeiros. Mais de 800 trabalhos serão apresentados. As inscrições, porém, estão encerradas desde o dia 12 de junho.

Veja mais fotos do encontro no Gabinete da Reitoria no Flickr da UFC

A programação da Conferência conta com minicursos, oficinas, simpósios e mesas-redondas, na abordagem de cinco eixos: "políticas públicas", "acadêmico/formação", "profissão", "movimentos sociais" e "ética na dimensão planetária e em defesa da vida". Haverá também o lançamento de 27 livros ligados ao tema da Psicologia Comunitária.

Desde 2006, as conferências internacionais têm sido realizadas bienalmente. As edições anteriores ocorreram em San Juán, Porto Rico (2006); Lisboa, Portugal (2008); Puebla, México (2010); e Barcelona, Espanha (2012). Em Fortaleza, a atividade será realizada nas instalações da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz).

Mais informações podem ser obtidas através do site do evento, do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pela fan-page do evento no Facebook.

Fonte: Profª Verônica Morais Ximenes, do Departamento de Psicologia da UFC e presidente da Conferência – fone: 85 3366 7729