Alunos que farão prova do Enade devem realizar cadastro no portal do Inep

Imagem: Em 2014, o Enade será aplicado em 23 de novembro (Foto: Wilson Dias/ABr)Os alunos da UFC concluintes que irão fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2014 devem realizar cadastro no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para ter acesso a todas as informações relativas ao exame.

Para fazer o cadastro, o aluno inscrito no Enade deve realizar o primeiro acesso ao portal do Inep, informando o número do CPF e um e-mail válido. Em seguida, o sistema enviará ao e-mail informado um código de ativação, que deverá ser inserido no sistema, em seu devido campo. Para concluir o cadastro, o estudante deverá inserir uma senha pessoal e acessar o sistema.

Logo após o primeiro acesso ao sistema, o aluno poderá visualizar todas as informações já disponíveis. O cadastro também é necessário para o preenchimento do Questionário do Estudante (de caráter obrigatório, a ser preenchido no período de 21 de outubro a 23 de novembro), realizar a solicitação de dispensa do Enade (para os alunos que comprovarem a impossibilidade de prestar o exame) e para ter acesso ao Boletim de Desempenho Individual, que será divulgado no primeiro semestre de 2015.

O Inep é um órgão vinculado ao Ministério da Educação, responsável pela organização e aplicação do Enade.

PROVA – O Enade será aplicado em 23 de novembro, às 13h (horário oficial de Brasília). Com duração de quatro horas, todas as provas terão 40 questões e serão divididas entre formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e componentes específicos de cada curso avaliado.

O Enade é um exame anual, com ciclo avaliativo trienal. Ou seja, avalia cada curso a cada três anos. O objetivo é aferir: o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares; as habilidades e competências úteis à atualização permanente; e os conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial. Este ano, serão avaliadas as engenharias e licenciaturas.

A lista completa dos cursos da UFC que participarão do Enade 2014 inclui: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Sociais (integral e noturno; bacharelado e licenciatura), Computação, Educação Física (integral e noturno), Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação (Sobral), Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Pesca, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Teleinformática (integral e noturno), Engenharia Elétrica (Sobral e Fortaleza), Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Filosofia (bacharelado e licenciatura noturno), Física (bacharelado, licenciatura noturno e Ensino à Distância - EAD), Geografia (bacharelado e licenciatura), História (bacharelado e licenciatura), Letras (Português, Português e Alemão, Português e Francês, Português e Espanhol, Português e Inglês, Português e Italiano, Português EAD), Matemática (bacharelado, licenciatura e EAD), Música (Sobral e Fortaleza), Pedagogia (integral, noturno e EAD), Química (bacharelado, licenciatura noturno e EAD), Redes de Computadores (noturno, em Quixadá) e Sistemas de Informação (Quixadá).

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav) – fone: 85 3366 9020