Criados os cursos de Engenharia de Minas e de Gestão de Políticas Públicas

Imagem: Novo Curso de Engenharia de Minas será no Campus de Crateús (Foto: www.engenhariae.com.br)O Conselho Universitário (Consuni) da UFC aprovou por unanimidade, em reunião na última quinta-feira (4), a criação de dois novos cursos de graduação: Gestão de Políticas Públicas, do Centro de Ciências Agrárias (Fortaleza), e Engenharia de Minas, do Campus de Crateús. A expectativa é de que a primeira graduação passe a funcionar a partir de 2015, com 40 vagas; já a data de início do Curso de Engenharia de Minas está em processo de definição. Com a novidade, a UFC salta de 119 para 121 cursos de graduação.

O bacharelado em Gestão de Políticas Públicas é resultado da experiência de mais de 10 anos em ações de pesquisa e extensão da UFC nessa área, sobretudo após a criação do Programa de Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP), em 2000. Agora, a nova graduação pretende qualificar profissionais para o setor público, contribuindo para a promoção da cidadania, o reconhecimento das diversidades socioculturais, o enfrentamento das desigualdades, a melhoria das condições de vida da população e demais ações que visem ao avanço da sociedade. Consulte o projeto pedagógico.

Em Crateús, o Curso de Engenharia de Minas visa atender à demanda de uma das indústrias mais importantes na geração de divisas e no desenvolvimento econômico e social nas regiões onde se instala. Os profissionais formados estarão aptos a planejar e supervisionar a extração de minérios, elaborar planos de desmonte de rochas, planejar e realizar projetos envolvendo tratamento de minério, dentre outras atividades. Esse será o primeiro bacharelado oferecido pela UFC na área, e contará com o apoio do Curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, o mais antigo do Brasil, cuja criação data de 1876. O projeto pedagógico também está disponível para visualização.

CONCESSÃO DE TÍTULOS – O Consuni também aprovou a concessão de três títulos de doutor Honoris Causa. Serão homenageados o Prof. Eugênio Raul Zaffaroni, Ministro da Corte Suprema de Justiça da Nação Argentina e professor Emérito e Diretor do Departamento de Direito Penal e Criminologia da Universidade de Buenos Aires; a Profª Maria do Socorro Aragão, fundadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba; e o Prof. Pablo Lucas Murillo de La Cueva, catedrático de Direito Constitucional da Universidade de Córdoba e magistrado da Suprema Corte da Espanha.

A data da entrega dos títulos, propostos pela Faculdade de Direito, pelo Centro de Humanidades e pela Faculdade de Medicina, respectivamente, será agendada com os homenageados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331