Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Estudantes de Engenharia de Teleinformática serão orientados sobre migração de curso

Em reunião no último dia 4, os membros do Conselho Universitário (Consuni) da UFC oficializaram a extinção do Curso de Engenharia de Teleinformática (diurno e noturno) da Instituição, para que entrem em operação as novas graduações em Engenharia de Computação e Engenharia de Telecomunicações, ênfases do curso extinto que seguem agora matrizes curriculares separadas, a partir de 2015.

A medida havia sido planejada há um ano, desde a proposição dos novos cursos, aprovados em julho. As justificativas do corpo docente do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) para essa decisão incluem a necessidade de segmentar as duas áreas, engenharia de computação e de telecomunicações, para oferecer uma melhor formação aos estudantes. Também pesaram a inexistência de outros cursos superiores com a mesma denominação no País, o alto índice de evasão e a impossibilidade de que o curso fosse avaliado segundo os critérios do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

As mudanças serão aplicadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2015, no qual serão ofertadas 60 vagas para cada uma das graduações recém-criadas, e extintas as vagas para Engenharia de Teleinformática.

ORIENTAÇÕES AOS GRADUANDOS – O parecer do Consuni assegura aos atuais graduandos a opção de concluir o curso ou migrar para os currículos em que se subdividiu o Curso de Engenharia de Teleinformática. Segundo o Prof. George Thé, os alunos já estão cientes da extinção do curso e vêm sendo orientados sobre o processo de migração. "Pensamos, desenhamos e concebemos uma forma de haver equivalência nas matrizes curriculares", afirma ele.

No final deste mês, as coordenações dos cursos diurno e noturno irão reunir seu alunado para novamente apresentar-lhe as opções existentes e inicir os encaminhamentos à Pró-Reitoria de Graduação. "Haverá um tempo para que o aluno estude as possibilidades e amadureça sua decisão".

O Curso de Engenharia de Teleinformática iniciou sua primeira turma há 10 anos e recebia anualmente 110 ingressantes, 60 no curso diurno e 50 no noturno.

Saiba mais:
Centro de Tecnologia terá novo bacharelado em Engenharia de Computação
Nova graduação em Engenharia de Telecomunicações será apresentada no "CT quer você"

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo