Planeta Medita 2014: UFC entra no roteiro de meditação mundial pela paz

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 21 de setembro como Dia Internacional da Paz. Pelo sexto ano consecutivo, a organização Arte de Viver, criada na Índia pelo pacifista e mestre espiritual Sri Sri Ravi Shankar, realiza nesta data, em mais de 100 países, o evento Planeta Medita. O objetivo "é promover a paz individual e coletiva, além de defender o fim dos conflitos armados no mundo".

Em Fortaleza, a iniciativa ocorrerá em parceria com a UFC, por meio do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes). O encontro terá início a partir das 10h, no jardim da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica). É gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada.

A vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver, Profª Lúcia Rejane Barontini, que já promove mensalmente encontros de meditação na UFC, vem se articulando na Universidade com coordenadores de projetos e ações voltados para a paz, bem como com coordenadores de grupos externos de meditação de Fortaleza, como forma de congregar quem já atua na promoção da paz em nossa cidade.

Ela esclarece que, para participar do Planeta Medita 2014, não é necessário ter experiência com meditação. Basta comparecer usando roupas leves e confortáveis e levar uma toalha, canga ou tapete de ioga. Além disso, a Arte de Viver estruturou o evento de tal forma que quem não puder ir aos locais de realização poderá participar pela Internet acessando: worldpeacemeditation.org.

Segundo dados da Arte de Viver, na edição do ano passado, o Planeta Medita reuniu “mais de 150 mil pessoas, de diferentes origens e culturas”. Este ano, além de Fortaleza, o evento ocorrerá em Aracaju (SE); Recife (PE); Salvador (BA); Brasília (DF); Niterói, Rio de Janeiro e Visconde de Mauá (RJ); e Campinas, Indaiatuba, Santos, São Paulo (SP). Pelo mundo, algumas das cidades que promoverão o evento são Nova Iorque (EUA), Buenos Aires (Argentina), Madri (Espanha), Nova Deli (Índia), Moscou (Rússia) e Cairo (Egito).

MEDITAÇÃO E PAZ – No material de divulgação, o presidente da Arte de Viver no Brasil, Esmeraldo Oliveira, explica que alcançar um estado mental pacífico é um dos caminhos para se construir a paz social. "Diversos estudos mostram que a meditação produz efeito positivo no cérebro, levando à redução da ansiedade e de emoções negativas. E pessoas mais serenas, centradas e felizes podem influenciar positivamente o ambiente ao redor, atuando como agentes de transformação em suas comunidades". Acrescenta que a meditação é um ato individual voltado ao universo interior que gera condições para a atuação assertiva no mundo exterior.

Serviço:
Planeta Medita 2014 – Fortaleza
Quando: 21 de setembro
Onde: jardim da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica)
Quanto: Grátis

Fonte: Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver – fone: 85 3366 9533