Pesquisador da Austrália apresenta inovações em tecnologia sem fio aplicada à Medicina

Imagem: Prof. Eryk Dutkiewicz (Foto: web.science.mq.edu.au)O pesquisador Eryk Dutkiewicz, da Universidade de Macquarie (Austrália), será recebido no Centro de Tecnologia na UFC, nesta sexta-feira (19), a partir das 10h, em seminário gratuito promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática.

O visitante apresentará estudos do Macquarie University WiMed Research Centre, instituição dirigida por ele, onde engenheiros, médicos e matemáticos desenvolvem dispositivos acionados por tecnologia sem fio e aplicados no tratamento e diagnóstico de doenças. Em seus laboratórios são testados implantes médicos, em tamanho cada vez menores, para tratamentos cardiovasculares e neurológicos, monitoramento de processos vasculares, neuroestimulação, diagnóstico precoce de glaucoma e aplicações em ortopedia.

A apresentação será no auditório do bloco 725, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Compartilhamento espectral para redes 5G, destinadas à transmissão de dados ultrarrápidos, é o segundo tema de sua conferência, quando Dutkiewicz apresentará a visão geral do conceito de Dynamic Spectrum Sharing (DSS) e os desafios encontrados atualmente na área. Com mais de 25 anos de carreira acadêmica e industrial, o cientista participou ativamente da disseminação da tecnologia Wi-Fi, trabalhando em centros de pesquisa de multinacionais como a Motorola.

Ele é autor de mais de 170 artigos científicos, preside congressos internacionais como o Bodynets e também dirige o laboratório Comunicações sem Fio e de Rede, na Universidade de Macquarie.

Fonte: Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9600