16º Simpósio Internacional de Biotecnologia tem início em Fortaleza

Imagem: Foi aberto ontem (14), para cerca de 400 convidados, o 16º Simpósio Internacional de Biotecnologia (Foto: Divulgação)Foi aberto na noite do domingo (14), para cerca de 400 convidados, o 16º Simpósio Internacional de Biotecnologia (IBS), promovido pela UFC e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Realizado pela primeira vez no Brasil, o simpósio prossegue até 19 de setembro, com a participação de mais de mil conferencistas, no Centro de Eventos do Ceará.

A solenidade de abertura contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Gil Aquino; do assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Ceará, Hélio Leitão; do presidente do Subcomitê de Biotecnologia da IUPAC, Francesco Nicotra; do coordenador geral de Biotecnologia e Saúde do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Henrique Mourão; do editor-chefe do Journal Biotechnology Advances, Murray Moo-Young, e do presidente do IBS, Prof. José Osvaldo Beserra Carioca (UFC), além de outras autoridades.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Gil Aquino, ressaltou a importância de aproximar pesquisadores do mundo inteiro com os jovens estudantes e lembrou as mudanças pelas quais passa o fazer científico em um mundo globalizado. "A ciência deve olhar o mundo não só com foco no experimento que desenvolve, mas como essa experiência irá afetar o mundo todo", pondera.

O pesquisador Francesco Nicotra, da IUPAC, relembrou o histórico do IBS, realizado pela primeira vez em Kioto, no Japão, em 1972, e agradeceu aos colegas brasileiros por assumirem o trabalho árduo de organizar esse Simpósio. "Temos o objetivo de difundir a biotecnologia pelo mundo", afirmou ao lembrar que o evento já passou por cidades como Berlim, Londres, Nova Délhi, Paris, Sidney e Santiago do Chile e agora, em sua 16ª edição, acontece pela primeira vez no Brasil, em Fortaleza.

Imagem: Presidente do 16º IBS, Prof. Osvaldo Carioca (Foto: Divulgação)Representando o governo do Estado do Ceará, Hélio Leitão assegurou que aquele irá "viabilizar as ideias, planos e projetos que serão discutidos nos próximos dias, na certeza de que os trabalhos resultarão em grandes avanços e benefícios para o Ceará, para o Brasil e para todos os países aqui representados".

O presidente do 16º IBS, Prof. Osvaldo Carioca, agradeceu à IUPAC, aos palestrantes e conferencistas convidados e às instituições apoiadoras por sua contribuição para o sucesso do evento. "Discutiremos os mais avançados temas em biotecnologia e química verde com a participação de um seleto grupo internacional de oradores e ouvintes", finalizou.

Leia mais: Fortaleza sediará 16º Simpósio Internacional de Biotecnologia em setembro

Fontes: Assessoria de Imprensa do Simpósio Internacional de Biotecnologia/RS Comunica – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Prof. Osvaldo Carioca, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFC e organizador do simpósio – fones: 85 3287 3455 e 8887 6488