Oré Anacã representará o Nordeste em festival de danças tradicionais em Porto Alegre

Imagem: Grupo Oré Anacã (Foto: Priscilla Pontes/Divulgação) O grupo de dança popular Oré Anacã, projeto de cultura e arte do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC, representará as universidades nordestinas no III Festival Nacional Universitário de Danças Populares, que começa quarta-feira (17) e prossegue até 21 de setembro, em Porto Alegre (RS).

O evento faz parte de um projeto de festivais universitários itinerantes iniciado em 2012 pela UFC, seguido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 2013 e que, agora, terá a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como anfitriã da proposta.

O Oré Anacã mostrará o espetáculo Entre penas e contas, apresentado nos dias 23 e 24 de agosto, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, sendo bem recebido pelo público. O espetáculo mostra coreografias produzidas com base em pesquisas realizadas pelo coordenador e pelos bolsistas do grupo, enfocando danças tradicionais brasileiras de influência negra e indígena.

O coordenador do grupo, Prof. Marcos Campos, enfatiza a importância da participação do Oré Anacã no Festival, pelo intercâmbio de conhecimentos entre os integrantes dos grupos. Além dos espetáculos serão realizadas oficinas, apresentação de trabalhos científicos, discussões sobre o trabalho com danças tradicionais no meio universitário e visita guiada ao Acampamento Farroupilha, principal evento da tradição gaúcha, que acontecerá no mesmo período, em Porto Alegre.

Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Fonte: Instituto de Educação Física e Esportes da UFC – fone: 85 3366 9533