Evento em homenagem aos jangadeiros e a Dorival Caymmi acontece quinta-feira (18)

Imagem: O cantor e compositor baiano Dorival Caymmi (Foto: Acervo Família Caymmi)No ano em que é comemorado o centenário de nascimento do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi (1914-2008), o Curso de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com o apoio do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da UFC, promove evento em homenagem aos pescadores artesanais. "Jangadeiros, entre canções, narrativas e embarcações" será realizado na quinta-feira (18), a partir das 18h30min, no auditório da Uece (Campus do Itaperi).

As conferências terão participação de Berenice Abreu, professora da Uece e autora do livro Jangadeiros – uma corajosa jornada de lutas no Estado Novo (Editora Civilização Brasileira, 2012); Miguel Sávio de Carvalho Braga, técnico do Labomar/UFC, autor da tese "Embarcações a vela do litoral do estado do Ceará – Construção, Construtores, Navegação e Aspectos Pesqueiros"; e Ricardo Ribeiro, mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e autor do livro Criações cênicas e atuação: com canções, poemas e histórias (Editora Porto das Ideias, 2013).

O evento homenageia Dorival Caymmi, cantor e compositor de canções que tematizam o mar e os pescadores, dentre eles os jangadeiros. Na programação, haverá a exibição do cinejornal A jangada voltou só (1941), com participação de Caymmi, e apresentação de "canções praieiras" de Dorival Caymmi pelo Grupo Vocal Vozes do Mar (Berenice Abreu, Mary Pimentel, Socorro Barreira, Ricardo Ribeiro e Eduardo Holanda, no violão).

Fonte: Miguel Sávio de Carvalho Braga, assistente técnico de Embarcações do Labomar/UFC – fone: 85 3366 7046