Procurar no portal

Grupo de pesquisadores da Física publica artigo em revista de alto prestígio internacional

ft 140617 fisicaPesquisadores do Departamento de Física da UFC, juntamente com parceiros dos Estados Unidos, Argentina e Espanha, publicaram artigo na importante revista Nature Physics, reconhecida internacionalmente na comunidade científica.

O artigo "Avoiding catastrophic failure in correlated networks of networks" ("Evitando falha catastrófica em redes de redes correlacionadas", em tradução livre) é assinado por José Soares de Andrade Jr., Professor Titular do Departamento de Física da UFC; Saulo D. S. Reis, egresso do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC; Hernán A. Makse, Professor Visitante do Departamento de Física da UFC; e pelos pesquisadores Yanqing Hu, Andrés Babino, Santiago Canals e Mariano Sigman.

As redes presentes na natureza não funcionam de forma isolada, e sim de modo interconectado, trocando informações para se tornarem mais eficientes. Dentre os exemplos de redes interconectadas construídas pelo homem, estão as de potência (redes elétricas); dentre as naturais, está a rede neuronal no cérebro e algumas redes celulares. Tais redes devem ser robustas de modo a resistir a falhas (apagões elétricos, por exemplo) e mesmo a ataques intencionais.

Várias teorias e modelos matemáticos têm mostrado que o ataque a redes interconectadas pode levar a rupturas abruptas do sistema como um todo. É nesse cenário que surge um paradoxo: se os sistemas naturais se organizam em redes interconectadas, como eles podem ser tão estáveis? O artigo publicado avança nessa área de pesquisa de forma significativa, propondo uma solução para tal paradoxo.

"Especificamente, demonstramos que, se as interconexões são fornecidas por sítios altamente conectados e as conexões são moderadamente convergentes, o sistema de redes é estável e robusto a falhas. Testamos essa previsão teórica em dois experimentos independentes de redes cerebrais funcionais, que mostram que tais estruturas estão associadas a uma topologia que maximiza a estabilidade, em concordância com nossa teoria", explicam os pesquisadores, no resumo do artigo.

A REVISTA – A publicação coloca a Pós-Graduação em Física da UFC, mais uma vez, em patamar de destaque internacional. A Nature Physics publica artigos da mais alta qualidade e impacto (fator de impacto ISI 2013 igual a 20.6) em todas as áreas da Física, pura e aplicada. Está comprometida com a publicação de pesquisas originais de primeira linha, por meio de um amplo processo de revisão. Dispõe de leitores e autores de grande visibilidade, de elevados padrões de edição de texto e produção e de independência das sociedades acadêmicas.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Física da UFC – fone: 85 3366 9906

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300