Equipes da UFC vencem seletiva regional da XIX Maratona de Programação

Imagem: Equipe da UFC que obteve o 1º lugar (Foto: Divulgação)Equipes de estudantes do Bacharelado em Computação da UFC conquistaram o 1º e 2º lugares na seletiva regional da XIX Maratona de Programação, realizada no último sábado (13). Elas disputaram 60 vagas para as finais brasileira e latino-americana da competição, que se realizarão, em Fortaleza, nos dias 8 e 9 de novembro. Essa primeira fase da Maratona contou com a participação de 643 equipes de várias universidades do Brasil.

A equipe vencedora, formada pelos alunos Hugo Correa, Mariana Fontineles e Daniel Augusto, finalizou a competição com cinco problemas resolvidos de 10 propostos. Já os estudantes Jean Costa, Pedro Rocha e Inaciane Falcão, que compuseram o grupo vice-campeão, solucionaram quatro dos 10 problemas.

As duas equipes, representantes do campus da UFC de Fortaleza, tinham como técnico o doutorando Thiago Marcilon, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Este ano, a competição em Fortaleza, que durou cinco horas, teve a participação de outras 10 equipes: quatro do Campus da UFC em Quixadá, quatro da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e duas da Universidade de Fortaleza (Unifor).

MARATONA – Criada em 1996, a Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação. Desde 2006, é realizada em parceria com a Fundação Carlos Chagas. O evento nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação ACM International Collegiate Programming Contest, compondo a regional sul-americana.

A Maratona se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática etc.), promovendo, nos estudantes, a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Mais informações podem ser encontradas no site da Maratona.

Fonte: Prof. José Maria Monteiro, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFC – fone: 85 3366 9847