Sinforgeds é encerrado chamando a atenção para a necessidade de interdisciplinaridade

Imagem: Dr. Anderson Capra, Dr. Luiz Roberto, Prof. Josué Mendes Filho e Dr. Alejandro Osornio (Foto: Jr. Panela)O III Seminário Internacional de Informação para a Saúde (Sinforgeds) foi encerrado na última sexta-feira (19) com uma série de oficinas no Departamento de Ciências da Informação da UFC, no Campus do Benfica. O encontro reuniu em média 170 pesquisadores por dia, entre profissionais das áreas de saúde, Serviço Social, Ciências da Informação e Direito, dentre outras.

O Seminário debateu o processo de produção, organização, padronização, disseminação e recuperação da informação nas organizações de saúde, como as produzidas pelos prontuários médicos e informações epidemiológicas.

Para a Profª Virgínia Bentes, uma das coordenadoras do Sinforgeds, o evento foi muito positivo, principalmente para despertar a necessidade de trabalhar a interdisciplinaridade. "Se não tivermos a consciência de trabalhar a interdisciplinaridade não avançamos em nada", avalia. "O diálogo entre saberes só traz coisas positivas para as áreas", completa.

O Vice-Reitor, Prof. Henry Campos, que também coordenou o evento, destacou o fato de a UFC ser vanguarda na discussão sobre os processos de informação na área da saúde. Ele lembra que o bom uso da informação contribui para as boas práticas na saúde e que, pouco a pouco, os profissionais começam a perceber a importância do tema. "O futuro vai apontar para termos restruturação na saúde, com profissionais voltados para essa questão", diz.

QUINTA-FEIRA – Na quinta-feira (18), o evento foi marcado por diversas mesas temáticas, bem como pela conferência de encerramento do Prof. Daniel Serrão, catedrático da Faculdade de Medicina do Porto (Portugal), integrante da Academia das Ciências de Lisboa e do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (Portugal) e um dos conselheiros do Papa Francisco em questões relacionadas à bioética.

Escute a conferência do Prof. Daniel Serrão.

Outro destaque do dia foi a palestra do Prof. Josué Mendes Filho, do Departamento de Física da UFC, que abordou "tecnologias emergentes no tratamento do câncer". Pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mendes Filho é responsável por dar pareceres sobre diversos projetos de pesquisa em todo o País.

O professor apresentou exemplos de pesquisas de ponta que estão sendo desenvolvidas, a partir do conhecimento em Física, sobre o diagnóstico mais preciso e rápido do câncer que o realizado por meio do exame PET Scan.

Uma das pesquisas vem sendo desenvolvidas no Ceará por orientandos do Prof. Josué, em parceria com o Prof. Luis Porto, mastologista, utilizando um aparelho de microscopia de força atômica. A pesquisa abre a perspectiva de se detectar carcinoma a partir de exames de sangue, utilizando-se de microscopia eletrônica.

Escute a palestra do Prof. Josué Mendes Filho.

Antes da palestra, o Dr. Alejandro Lopes Osornio, do Hospital Italiano de Buenos Aires, abordou o uso do Snomed-CT na história clínica do paciente. O Snomed é uma nomenclatura criada para indexar o conjunto de registros médicos. Antes, o Prof. Anderson Capra, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), havia debatido o tema "prontuários eletrônicos do paciente como mídia tecnológica entre a informação e o cuidado com a saúde".

Fonte: Profª Virgínia Bentes, coordenadora do III Sinforgeds – fone: 85 3366 7702