Planeta Medita 2014 leva alegria e paz ao jardim da Reitoria

Imagem: O encontro reuniu cerca de 200 pessoas no jardim da Reitoria da UFC (Foto: Divulgação)No Dia Internacional da Paz, 21 de setembro, a organização Arte de Viver, criada na Índia pelo pacifista e mestre espiritual Sri Sri Ravi Shankar, promoveu em mais de 100 países o evento Planeta Medita. Em Fortaleza, em parceria com o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), da UFC, o encontro reuniu pelo menos duas centenas de pessoas no jardim da Reitoria. Todos vibrando pela paz individual e coletiva e desejando o fim dos conflitos armados no mundo. A vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver, Profª Lúcia Rejane Barontini, coordenou o encontro.

Aberto ao público e gratuito, o evento contou com a participação de pessoas com experiência em ioga e meditação e outras que pela primeira vez participaram das práticas. A programação foi aberta pelo grupo musical criado pelos professores de ioga e meditação do Sesc da Casa da Felicidade, Nello Baia Jr. e Ana Cláudia Magalhães Dutra. Os músicos e cantores apresentaram bhajans (cantos devocionais), mantras e outras músicas de natureza pacifista.

Em seguida, a Profª Rejane falou sobre o trabalho em favor da paz desenvolvido no mundo pela Arte de Viver. "Todos têm direito ao bem-estar e à paz", disse. Nesse sentido, as ações da instituição vão desde cursos que ajudam as pessoas a lidarem com o estresse cotidiano, equilibrando a saúde, até ações globais como o Planeta Medita, que pede o fim de conflitos armados. Este ano, a meditação coletiva internacional teve o objetivo também de marcar o centenário da I Guerra Mundial.

No palco montado no jardim da Reitoria, também falou a professora indiana Ved Arora, do Instituto de Yoga Vivekananda, um dos mais respeitados e tradicionais espaços de ioga e meditação de Fortaleza. Ved esclareceu que as vibrações de paz de 10 pessoas meditando influenciam 100 outras ao redor e as ondas benéficas se ampliam quanto mais pessoas meditem.

Depois de entoar um mantra de paz, Ved passou a palavra ao Prof. Harbans Arora, seu marido. Ele é PhD em Física Quântica pela Universidade de Waterloo (Canadá), professor titular (aposentado) do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC, um dos fundadores da Universidade Internacional da Paz no Ceará (Unipaz-CE) e integra também o Instituto Vivekananda. Autor de livros sobre Yoga Integral e Terapias Quânticas, temas sobre os quais também ministra cursos e palestras, o Prof. Harbans falou, dentre outros pontos, sobre a paz também ser resultado do equilíbrio entre os hemisférios cerebrais: o direito ligado aos sentimentos e emoções e o esquerdo ligado à lógica e à razão.

Representando a unidade cearense do Instituto Visão Futuro, fundado pela psicóloga e antropóloga Susan Andrews, a vice-presidente local Sandrolange Galeno leu mensagem pacifista do mestre indiano Shrii Shrii Anandamurti. A poesia também esteve na programação do Planeta Medita, na intervenção artística do poeta Carlos Arruda e leituras da poetisa Jesuana Prado.

Antes da meditação global, a Profª Rejane conduziu práticas de ioga, com técnicas de respiração que ajudam a liberar o estresse e acalmar a mente. O encerramento do encontro foi com mais músicas e danças circulares, tendo como facilitadora a Profª Ana Cláudia Dutra.

De acordo com informações da Arte de Viver, o Planeta Medita ocorreu, no Brasil, nas cidades de Aracaju (SE); Recife (PE); Salvador (BA); Brasília (DF); Niterói, Rio de Janeiro e Visconde de Mauá (RJ); e Campinas, Indaiatuba, Santos, São Paulo (SP). Pelo mundo, o evento foi realizado em Nova York (EUA), Buenos Aires (Argentina), Madri (Espanha), Nova Delhi (Índia), Moscou (Rússia) e Cairo (Egito).

Fonte: Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver – fone: 85 3366 9533