Obra de Carlos D’Alge ganha nova edição 44 anos depois de seu primeiro lançamento

Imagem: Capa do livro "Terra do mar grande"As Edições UFC estão lançando a segunda edição da obra Terra do mar grande: alguns aspectos culturais portugueses, do Prof. Carlos D’Alge. A obra teve uma única edição, em 1970, e estava esgotada há anos. No livro, o professor faz um passeio turístico pela história e cultura de Portugal, destacando aspectos da formação do país até sua integração à então Comunidade Econômica Europeia, precursora da União Europeia.

"A Editora manifesta grande apreço pelo relançamento do livro do Prof. Carlos D’Alge, seja pela importância da obra, por estar esgotada e, também, pelo público interessado na qualidade da leitura. Além disso, vem muito referendada por outros autores que destacaram sua importância", explica o diretor das Edições UFC, Prof. Cláudio Guimarães.

Terra do mar grande foi a terceira obra da longa produção do Prof. Carlos D’Alge. Nascido em Portugal, mas com cidadania brasileira, D’Alge é escritor, jornalista, professor e, principalmente, um intelectual dedicado à literatura e à Língua Portuguesa.

Na UFC, destacou-se como professor titular de Literatura Portuguesa, mas ocupou também vários cargos administrativos de destaque, como chefe de gabinete do Reitor Martins Filho, diretor do Centro de Humanidades, pró-reitor de Extensão, diretor da Casa de Cultura Portuguesa e coordenador do Curso de Jornalismo, além de uma destacada atuação no jornalismo cearense e na Academia Cearense de Letras. Por sua importância, recebeu do então presidente de Portugal, Mário Soares, o grau de comendador da Ordem de Instrução Pública de Portugal.

Em sua primeira edição, Terra do mar grande teve prefácio do escritor Moreira Campos. A nova edição traz prefácio do poeta Roberto Pontes, professor aposentado do Curso de Letras da UFC. A livraria das Edições UFC fica na Av. da Universidade, 2686, no Campus do Benfica. O telefone de contato é (85) 3366.7439.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331