Professores da UFC participam do III Seminário Grandes Desafios da Computação

Imagem: Professores que representaram a UFC no SeminárioOs professores Jose Antonio de Macedo, do Departamento de Computação, e Regis Pires Magalhães, do Campus de Quixadá, representaram a UFC no III Seminário Grandes Desafios da Computação no Brasil, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento, que reuniu cerca de 200 participantes, entre pesquisadores e representantes da indústria e do governo, ocorreu nos dias 18 e 19 de setembro, no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os dois artigos apresentados pelos pesquisadores da UFC, que envolveram colaboradores nacionais e internacionais, foram os únicos da Região Nordeste aceitos, dos 18 apresentados no evento. Os trabalhos cearenses se relacionam com o desafio da Gestão de Dados de Mobilidade, tratando dos seguintes temas: processamento de grafos dependentes do tempo em larga escala (Big Data) e enriquecimento semântico de trajetórias de objetos móveis.

Segundo o Prof. Jose Antonio de Macedo, "a ideia dos artigos é apresentar quais seriam os grandes desafios para a computação no Brasil e como esses desafios são importantes para responder aos problemas de nossa sociedade".

O SEMINÁRIO – O III Seminário Grandes Desafios da Computação no Brasil integrou setores para debater as principais demandas das áreas de inovação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Pela primeira vez, a promoção reuniu os três segmentos que compõem o cenário de Inovação no Brasil: academia, governo e indústria. O evento foi dividido em áreas temáticas, como Petróleo e Gás, Mobilidade, Sistema Financeiro etc.

Os artigos aprovados para o Seminário detalham os grandes desafios para cada uma das áreas temáticas. "Para a mobilidade, o grande desafio é como analisar o grande volume de dados sobre a questão disponível hoje e propor soluções para melhorá-la", explica o Prof. Jose Antonio de Macedo. Os artigos e outras informações podem ser obtidos acessando o site do Seminário.

Debates com as mais renomadas lideranças empresariais, pesquisadores e representantes de instituições públicas geraram um relatório com diagnósticos e propostas para os principais desafios do segmento. Esse documento também deve ajudar a nortear ajustes nas políticas públicas e privadas, na elaboração de parcerias e projetos em sintonia com o mercado, na produção de tecnologia avançada e diretrizes para a área de TIC do País.

Fonte: Prof. Jose Antonio de Macedo, do Departamento de Computação da UFC – fone: 85 3366 9847 ramal 219