Central Analítica da UFC é inaugurada com solenidade; Fiocruz será parceira

Imagem: Solenidade de inauguração da Central AnalíticaFoi realizada na tarde de ontem (25), no auditório do Departamento de Física, a solenidade de inauguração da Central Analítica da UFC. Órgão Suplementar da Instituição, tem por missão proporcionar, para usuários de diversas áreas do conhecimento, infraestrutura em técnicas analíticas e de microscopia, com o objetivo de viabilizar, aprimorar e promover pesquisas científicas e tecnológicas na UFC e outras instituições de pesquisa.

Compuseram a mesa da solenidade o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, o coordenador da Central, Prof. Antônio Gomes, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino, e a Diretora do Centro de Ciências, Profª Simone Borges. Também estiveram presentes demais representantes das Unidades Acadêmicas da UFC vinculadas ao projeto, bem como o diretor da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará, Carlile Lavor.

O Prof. Antônio Gomes deu início ao evento fazendo uma retrospectiva do processo de implantação da Central, que teve início em setembro de 2010. Apresentou a atual estrutura, de caráter multiusuário, composta por dois microscópios de varredura e um confocal, além de equipamentos e acessórios para preparação de amostras. O coordenador destacou dados acerca do funcionamento e produção científica da Central, que foi disponibilizada ao público usuário em fevereiro deste ano.

"A ideia é que esse laboratório possa contribuir de alguma forma com o setor produtivo, com a prestação de serviço e, mais ainda, com pesquisa e desenvolvimento. É um conceito diferente, um laboratório aberto, de diferentes bases científicas. Atualmente temos 62 projetos em execução e a Central já gerou dois artigos publicados, um deles estampando a capa da revista The Journal of Microscopy & Ultramicroscopy. Em termos de formação de recursos humanos temos 20 doutorados em andamento, oito mestrados, sendo dois concluídos, e 12 monografias, metade delas já concluída", destacou.

Imagem: Equipe de pesquisadores da Central AnalíticaNa ocasião, o Reitor Jesualdo Farias ressaltou os investimentos e destaques recentes da UFC no âmbito da produção científica, apresentou estatísticas relacionadas à expansão da Instituição e anunciou um plano de apoio à pós-graduação, que será lançado ainda neste semestre.

"Essa ação é fruto do que começou lá em 2008, quando a Universidade decidiu por uma expansão voltada para a criação de cursos de graduação, mas a UFC soube se apropriar da oportunidade do Reuni e investir na contratação de doutores e pós-graduação. Aumentamos a quantidade de pesquisadores e tivemos também um crescimento significativo daqueles que ascenderam do nível 2 para o nível 1, isso dentro de uma lógica de crescimento tendo como foco a qualidade. Outra ação importante, essa que vamos dar início, é a contratação de professores visitantes e titulares livres, que serão contratados através de edital para atender pesquisas estratégicas", afirmou.

A Central Analítica integra o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), formado por um conjunto de laboratórios dedicados às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em nanotecnologia, e foi construída com recursos da UFC, Capes, Finep, SisNANO e CNPq.

PARCERIA COM A FIOCRUZ – Após a inauguração, a comitiva de pesquisadores e gestores fez uma visita às instalações da Central Analítica, no Departamento de Física. Um dos parceiros dos estudos a serem conduzidos na Unidade da UFC, a Fiocruz, esteve presente através de seu diretor estadual, Carlile Lavor. "São equipamentos novos para o Ceará, esses aqui são pioneiros e essa ideia de multiusuário é recente. A Fiocruz, agora, vai entrar com um pesquisador nosso, que trabalha com microscopia, capital humano para atuar nesse processo de implantação; depois entraremos com as pesquisas. Hoje estamos ajudando a formar 12 doutores na UFC, com o doutorado em Medicina Tropical e certamente vamos precisar utilizar isso aqui", declarou.

Fonte: Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, coordenador da Central Analítica – fone: 85 3366 9906