Ciclo de Debates sobre arquitetura modernista no Ceará tem início nesta segunda-feira

Professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da UFC promovem, desta segunda-feira (29) a 8 de outubro, uma série de quatro palestras sobre a história da arquitetura cearense, destacando o legado dos principais arquitetos e a expressão modernista no patrimônio histórico do Estado.

O ciclo de debates se iniciará no curso de Arquitetura da Universidade de Fortaleza (Unifor – bloco A, sala 4), às 18h, com a participação dos professores Ricardo Paiva e Beatriz Diógenes (DAU-UFC) e Fernanda Lacerda.

Será analisado o traço moderno em obras do arquiteto cearense Roberto Martins Castelo, que projetou o prédio da Assembleia Legislativa do Estado, e também de Acácio Gil Borsoi, profissional contratado pelo empresário Benedito Dias Macêdo para desenhar sua residência em Fortaleza na década de 1960. A palestra também abordará a intervenção do artista plástico Burle Marx, que estruturou os jardins da casa dos Macêdo.

O ciclo ocorrerá em quatro cursos de Arquitetura e Urbanismo de Fortaleza para divulgar outro evento: o 5º Seminário de Documentação e Conservação do Movimento Moderno Norte/Nordeste (Docomomo N/NE). Trata-se de um congresso científico organizado pela UFC, com mais de 100 trabalhos e com o tema central de "Projeto, obra, uso e memória: a intervenção no patrimônio arquitetônico modernista", a ocorrer de 11 a 15 de novembro.

O Docomomo N/NE congrega professores, estudantes, estudiosos, pesquisadores e profissionais de Arquitetura e Urbanismo para o diálogo sobre documentação e conservação da arquitetura modernista no Norte e Nordeste. O grupo é vinculado à organização internacional Working Party for Documentation and Conservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of Modern Movement (Associação de Trabalho com Documentação e Conservação de Prédios, Lítios e Bairros do Movimento Moderno). Mais informações no site do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602