UFC discute parcerias e projetos com universidades do Reino Unido

Imagem: UFC participa de missão proposta pelo Conselho BritânicoA UFC participa até esta terça-feira (30), junto com outras 10 instituições brasileiras de ensino superior, de missão no Reino Unido com o objetivo de estreitar relações de parceria com universidades da Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. A missão foi proposta pelo Conselho Britânico, em parceria com a Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai).

A delegação brasileira é formada pelos assessores de Assuntos Internacionais das 11 instituições de ensino superior brasileiras que mais enviam alunos ao Reino Unido. Nas reuniões durante a missão, os participantes discutem, dentre outros temas, a possibilidade de intensificar pesquisas conjuntas, além do estabelecimento de cotutelas, duplos diplomas, doutorados conjuntos, intercâmbio de docentes e fomento do ensino das línguas inglesa e portuguesa.

Além da UFC, participam da missão as universidades Federal de São Carlos (UFSCAR), Federal do Paraná (UFPR), Estadual de Campinas (Unicamp), Estadual Paulista (Unesp), Federal de Santa Catarina (UFSC), Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federal de Pernambuco (UFPE), Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de São Paulo (USP).

"Trata-se, portanto, de um diálogo de alto nível sobre a questão da internacionalização", ressalta o coordenador de Assuntos Internacionais, Prof. Tito Lívio Cruz Romão, representante da UFC na missão. Segundo ele, a missão é uma oportunidade para a maior aproximação entre as universidades brasileiras com as do Reino Unido, para além da capacitação de estudantes brasileiros através do Programa Ciência sem Fronteiras.

Imagem: Grupo de assessores internacionais brasileiros participantes da missão, ao serem recepcionados na Prefeitura de Belfast pela Vice-Prefeita da cidade, Sra. Máire Hendron (Foto: Divulgação)A delegação brasileira visita as universidades de Cardiff e Swansea (País de Gales), Ulster e Queens (Irlanda do Norte), e Heriot-Watt e Stirling (Escócia). Em Londres, a missão brasileira reuniu-se, na sede do Conselho Britânico, com representantes de 25 universidades inglesas e participou também da celebração comemorativa dos 25 anos do exame de língua inglesa International English Language Testing System (IELTS). Confira o programa da missão (em inglês).

Fonte: Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC – fones: 85 3366 7333 e 3366 7336