Câncer de mama: a UFC participa da programação do Outubro Rosa

Imagem: A campanha contra o câncer de mama ocorre em vários países (Foto: Divulgação)A Reitoria da UFC ficará iluminada com a cor rosa durante todo este mês, em alusão ao Outubro Rosa, campanha realizada no Brasil e em diversos países do mundo para sensibilizar a população sobre a questão do câncer de mama. O Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Mulher Mastectomizada (Gepam), vinculado ao Departamento de Enfermagem da UFC, preparou programação especial para participar da campanha.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

O Gepam, coordenado pela Profª Ana Fátima Carvalho Fernandes, promoverá palestras, cursos e oficinas visando disseminar uma cultura de promoção da saúde mamária nas mulheres de todas as idades. As palestras vão ocorrer no auditório do Departamento de Enfermagem da UFC (Rua Alexandre Baraúna, 1115 – Rodolfo Teófilo), no Campus de Porangabuçu, das 12h às 14h.

Imagem: Equipe da Pró-Reitoria de Extensão se vestiu de rosa para lembrar o início da campanha (Foto: Divulgação)As atividades programadas são as seguintes: 6/10 – Programação Cultural da Associação Toque de Vida; 13/10 – palestra "Fé e espiritualidade", com o enfermeiro Michell Angelo Marques Araújo; 14/10 – palestra "Oncogênese no câncer de mama", com a enfermeira Andrea Bezerra Rodrigues; 16/10 – Blitz Rosa, no Departamento de Enfermagem (Campus do Porangabuçu).

No dia 19, o Gepam também participará da Caminhada Rosa, às 7h, movimento multi-institucional que ocorrerá na Avenida Beira Mar de Fortaleza, com saída do Aterro da Praia de Iracema. Para o dia 20 de outubro, estão programadas oficina para ensinar exame clínico das mamas e palestra da enfermeira Carla Monique Lopes Mourão. Essas atividades acontecerão no Departamento de Enfermagem. A programação do Gepam será encerrada no dia 27 de outubro, com mesa-redonda, no auditório daquele departamento.

Durante o mês de outubro, serão distribuídos os laços cor-de-rosa que viraram símbolo internacional da luta e prevenção do Câncer de mama. Para adquirir, basta comparecer à sede da Pró-Reitoria de Extensão (Avenida da Universidade, 2932, Benfica).

SAIBA MAIS SOBRE O OUTUBRO ROSA – O movimento Outubro Rosa é realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Quem primeiro distribuiu o laço cor-de-rosa foi a Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. Os dados são do www.outubrorosa.org.br.

Fonte: Profª Ana Fátima Carvalho Fernandes – fone: 85 3366 8462