VI Feira das Profissões ocorre de 8 a 10 de outubro; mais de 140 mil estudantes participam

Imagens: O evento é organizado todos os anos, desde 2009, pela Pró-Reitoria de Graduação da UFC (Foto: Igor Graziano)A Universidade Federal do Ceará realizará sua VI Feira das Profissões nos dias 8, 9 e 10 de outubro, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. O evento é organizado todos os anos, desde 2009, pela Pró-Reitoria de Graduação da UFC (Prograd).

A estimativa é que seja superado o recorde de visitação da edição de 2013, quando 140 mil estudantes marcaram presença, segundo dados da Polícia Militar e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Até a última terça-feira (30), mais de 400 instituições de ensino das redes pública e privada já haviam se cadastrado para participar do evento.

As visitas podem ser realizadas tanto pela manhã (de 8h às 12h) quanto à tarde (de 14 às 18h). No segundo dia, quinta-feira (9), haverá também no turno da noite (de 18h30min às 20h), possibilitando a participação dos estudantes de escolas profissionalizantes do Estado. As inscrições para escolas visitantes permanecem abertas no site da Prograd.

Imagem: Milhares de alunos de escolas públicas e particulares participam da Feira (Foto: Igor Graziano)O objetivo da Feira das Profissões é promover a aproximação do estudante do ensino médio com a Universidade, apresentando as opções de graduação existentes na UFC e o ambiente acadêmico de maneira geral. Além de 62 estandes, representando todos os cursos presenciais, outros setores da Instituição estarão presentes no evento, entre eles a Residência Universitária, a Secretaria de Acessibilidade e a Rádio Universitária.

Os pré-universitários que visitarem a Feira das Profissões terão a oportunidade de conversar e tirar dúvidas com quem já está trilhando seu caminho dentro da Universidade. Esse é o maior diferencial da Feira. Em vez de professores ou profissionais formados, são os próprios alunos que falam sobre seus cursos, em uma linguagem jovem e descontraída, bem próxima do público, prioritariamente adolescente, do evento.

VOLUNTÁRIOS  Mais de 4.800 alunos de todos os cursos da UFC se inscreveram para atuar como voluntários no evento. São eles que irão compartilhar suas histórias com os pré-universitários, contando o que os motiva naquela graduação, qual o conteúdo visto em sala de aula e até a situação do mercado de trabalho na área.

Além de informações importantes sobre a UFC e seus cursos de graduação, os visitantes encontram na Feira das Profissões um espaço aberto para experiências artísticas, com apresentações de música, dança e poesia. O evento oferece ainda praça de alimentação e áreas de convivência com projetos desenvolvidos dentro da Universidade, como a Aprendizagem Cooperativa e o Laboratório de Brinquedos e Jogos (Labirinjo).

Uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) colabora na divulgação da Feira na rede pública do ensino médio. No entanto, vale ressaltar que o evento é aberto e gratuito a qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer melhor os cursos de graduação da UFC. Por razões de segurança e logística, a organização do evento solicita que todos os alunos visitantes com escolas estejam fardados durante o evento.

Serviço:
VI Feira das Profissões
Local: Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra
Datas: 8, 9 e 10 de outubro
Horário: Manhã (8h às 12h) e Tarde (14h às 18h). No segundo dia, haverá também o turno da Noite (18h30min às 20h)

Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento Discente da Prograd – fone: 85 3366 9519