Meditação da Lua Cheia na Reitoria será nesta terça-feira (7), a partir das 20h

Imagem: A Meditação da Lua Cheia é realizada nos jardins da Reitoria da UFC (Foto: Divulgação)A edição de outubro da Meditação da Lua Cheia acontece na próxima terça-feira (7), a partir das 20h, no jardim interno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica). A iniciativa da organização internacional Arte de Viver ocorre mensal e simultaneamente em 15 cidades brasileiras.

Em Fortaleza, a vivência é realizada em parceria com o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC. A prática é conduzida pela Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver. É gratuita e aberta ao público.

Não é preciso fazer inscrição, basta comparecer à Reitoria com roupas leves e confortáveis. Quem desejar pode levar seu próprio tapete de ioga, manta, toalha ou canga para forrar o gramado. Mesmo quem nunca meditou pode participar da prática, que é guiada e fácil para iniciantes.

Rejane Barontini, que possui doutorado em Educação pela UFC e formação em terapias corporais alternativas e ioga no Brasil, na Itália e na Índia, sempre explica aos novos e veteranos praticantes que, segundo a ciência, a lua exerce efeito nas marés e em toda a água do planeta. Como o corpo humano é composto por cerca de 70% de água, também recebe influência desse astro. Além disso, desde a Antiguidade diversos povos buscam se harmonizar entrando em contato com as forças da natureza. Essa harmonização individual é potencializada quando a meditação é feita em grupo. "É benéfico não só para os praticantes, mas para todo o ambiente ao redor", afirma.

MEDITAÇÃO E SAÚDE – "A prática de meditação também tem efeitos  como a diminuição do estresse e de doenças como hipertensão arterial, depressão, insônia, problemas digestivos, dores de cabeça e dores articulares". A professora acrescenta que a meditação tem sido estudada "do ponto de vista da neurociência, explorando os benefícios dela sobre o cérebro e a imunidade".

A Meditação da Lua Cheia também acontece em Aracaju (SE); Brasília (DF); Campinas, Indaiatuba, Santos e São Paulo (SP); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Goiânia (GO); Niterói, Rio de Janeiro e Visconde de Mauá (RJ); Salvador (BA); Recife (PE) e Porto Alegre (RS). Saiba mais no site da organização internacional Arte de Viver.

Fonte: Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver – fone: 85 3366 9533