Pesquisadora da UFC participa de estudo com molécula que pode combater câncer

ft 141003 seriniquinonaA Profª Letícia Lotufo, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), e a ex-aluna do Programa, Profª Paula Jimenez, participaram de uma pesquisa que pode trazer importante contribuição no tratamento do câncer, em especial o câncer de pele, do tipo melanoma. A pesquisa que levou à descoberta foi publicada segunda-feira (29/9) pela Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) – renomada revista científica dos Estados Unidos.

Os pesquisadores descobriram uma nova molécula, chamada de seriniquinona, encontrada e isolada de uma rara bactéria marinha do gênero Serinicoccus. A coleta ocorreu em sedimentos de praias da República do Palau, pequeno país composto por pequenas ilhas, no noroeste da Oceania. O Prof. William Fenical, da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), Estados Unidos, liderou a equipe responsável pela coleta.

Conforme explica a Profª Letícia Lotufo, os estudos mostraram que a molécula seriniquinona se liga a uma proteína chamada dermicidina, que está relacionada à sobrevivência das células cancerígenas. "A ligação da seriniquinona na dermicidina leva a célula a um processo de morte celular conhecido como autofagia. Essa proteína está superexpressa em alguns tumores, o que a torna um alvo atraente na quimioterapia do câncer", descreve a professora, acrescentando que a substância apresenta uma atividade seletiva para o melanoma, um dos principais tipos de câncer de pele.

Professora Letícia Lotufo A atividade da substância já foi confirmada em organismos vivos. O produto foi objeto de patente pelo grupo do Prof. Fenical e está em fase de desenvolvimento para estudos no tratamento do câncer. "Do ponto de vista científico, a dermicidina aparece como um novo alvo potencial para terapia do câncer, o que pode trazer avanços significativos no tratamento da doença", destaca Letícia.

HISTÓRICO DA PESQUISA – A pesquisa que culminou na descoberta da ação da nova molécula teve início em 2004, quando a bactéria produtora foi isolada pelo grupo da UCSD. A participação da UFC começou em 2009, durante o pós-doutorado da Profª Letícia nos Estados Unidos, junto com o Prof. Fenical, que visitou a UFC em 2010. A pesquisa da atividade biológica da seriniquinona foi conduzida em colaboração entre os grupos da UCSD e da UFC.

A Profª Paula Jimenez, que também participa da pesquisa, foi aluna da UFC nos cursos de graduação em Ciências Biológicas e de mestrado e doutorado em Farmacologia. Atualmente, Paula é docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A Profª Letícia frisa ainda que a pesquisa reflete o amadurecimento da UFC no estudo do câncer. "A UFC tem um grupo em Oncologia Experimental que tem larga tradição no estudo de câncer e na descoberta de novos fármacos antineoplásicos, envolvendo ainda os professores Odorico de Moraes, Cláudia Pessoa e Diego Wilke".

Fonte: Profª Letícia Lotufo, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia – fone: 85 3366 8332