NOTA: O pesar da Universidade Federal do Ceará pela morte do artista plástico Estrigas

Imagem: Estrigas e Nice Firmeza, representativos nomes das artes plásticas do Ceará (Foto: Exposição Estrigas e Nice - Pinturas e Desenhos)Com a morte de Nilo de Brito Firmeza, desaparece um dos mais representativos nomes das artes plásticas do Ceará em todos os tempos. Estrigas, como era mais conhecido, esteve ligado à Universidade Federal do Ceará desde 1958, quando expôs no Salão Nobre da Reitoria, até os anos mais recentes, tendo nosso Museu de Arte (MAUC), durante todo esse tempo, organizado sucessivas mostras de sua produção.

Paralelamente, o MAUC tornou-se depositário de inúmeras obras de arte doadas pelo artista, que, como educador e memorialista, reconhecia na instituição acadêmica a guardiã ideal dos tesouros que amealhara ao longo de sua profícua existência.

Em 2007, por ocasião da exposição Estrigas e Nice - Pinturas e Desenhos, ele recebeu a Medalha do Mérito Cultural da UFC. Com a partida do mestre, este cenário empobrece. Daí nosso sentido pesar, que hoje se soma ao luto dos amantes das artes no Ceará e de todos os que privaram do convívio com o genial artista e com o ser humano afável, inteligente e despojado.

Jesualdo Pereira Farias           Henry de Holanda Campos
Reitor                                        Vice-Reitor