Livro em homenagem ao Prof. Fran Martins será lançado nesta terça-feira (7)

Capa do livro "Fran Martins, o escritor e o mundo"Será lançado nesta terça-feira (7) livro em homenagem ao escritor Fran Martins (1913-1996), Professor Emérito da UFC. A obra, intitulada Fran Martins, o escritor e o mundo, resgata a história do cearense que deu notável contribuição à literatura e ao Direito. O lançamento ocorre no anfiteatro da Faculdade de Direito (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro), a partir das 19h.

Escrito pela jornalista Ângela Barros Leal, o livro de 160 páginas reúne fotos, documentos históricos e depoimentos de personalidades de áreas distintas. A obra foi idealizada pela família de Fran Martins como parte das homenagens pelos 100 anos de nascimento do escritor, comemorados em 2013.

SOBRE O HOMENAGEADO – Fran Martins nasceu em Iguatu e desde muito cedo desenvolveu o gosto pela leitura e pela escrita. Chegou a Fortaleza com a família em 1930, e logo em seguida iniciou sua vida acadêmica. Em 1933 entrou na Faculdade de Direito do Ceará (que deu origem à Faculdade de Direito da UFC). É autor de vários livros acadêmicos, entre eles Curso de Direito Comercial, até hoje uma referência em cursos de Direito.

Em 1982, recebeu o título honorífico de Professor Emérito da UFC. Destacou-se ainda na literatura, área em que também produziu diversas obras. Participou do Grupo Clã, importante movimento literário cearense de meados do século XX. Posteriormente, foi eleito para a Academia Cearense de Letras. Faleceu em 1996.

Fonte: Faculdade de Direito da UFC – fones: 85 3366 7834 / 3366 7833