Simpósio internacional reúne pesquisadores da área de cristalografia em Fortaleza

imagem: Cristais de gelo (Foto: Pedro Dias, Mr. Conguito - http://bit.ly/ZTo78c)Entre os dias 12 e 15 de outubro, Fortaleza recebe 150 pesquisadores para participar do Simpósio Internacional de Cristalografia – 100 Anos de História, coordenado pelo Prof. José Marcos Sasaki, do Departamento de Física da UFC. O evento será realizado no Ponta Mar Hotel (Avenida Beira-Mar, 2200).

O encontro trará respeitados pesquisadores internacionais, como os professores André Authier (Université Pierre et Marie Curie, França), Robert von Dreele (Argonne National Laboratory, EUA), Laurence D. Marks (Northwestern University, EUA), Massimo Altarelli (European X-Ray Free-Electron Laser Facility, Alemanha) e Yvonne P. Mascarenhas (Instituto de Física, da Universidade de São Carlos e USP).

Este será o primeiro Simpósio sobre cristalografia realizado no Nordeste e reunirá profissionais e estudantes que atuam na área de caracterização de materiais por difração de raios-X, elétrons e nêutrons, como também em todas as áreas que utilizam as técnicas de difração. No Brasil, além do Ceará, só estão previstos eventos desse tipo em São Paulo.

ANO NTERNACIONAL DA CRISTALOGRAFIA – O Simpósio celebra o aniversário de 100 anos da entrega do Prêmio Nobel ao cientista Max von Laue por seu trabalho sobre difração de raios-X em cristais. O trabalho abriu caminho para a moderna cristalografia, técnica que permite produzir a imagem tridimensional da estrutura atômica de um cristal e, com isso, entender a estrutura da matéria em nível atômico ou molecular e suas propriedades.

Em pouco tempo esse conhecimento revolucionou, além da física e da química de estado sólido, a microbiologia, com a descoberta da estrutura do DNA, e culminou no desenvolvimento de computadores e no desenvolvimento de novos materiais e drogas químicas (fármacos). A cristalografia tem sido aplicada também em áreas como a mineralogia, setor agroalimentar e no desenvolvimento da "química verde".

Por tudo isso, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) decidiu, em parceria com a União Internacional da Cristalografia (UIC), celebrar 2014 como o Ano Internacional da Cristalografia. A comemoração vem depois de a Unesco ter batizado 2013 como o Ano Internacional da Química e anunciar 2015 como o Ano Internacional da Luz. As três comemorações integram o Programa Internacional de Ciências Fundamentais.

CRISTALOGRAFIA NA UFC – Nos últimos 10 anos, o Laboratório de Raios-X da UFC faz um intenso trabalho de divulgação das técnicas de difração, principalmente no Nordeste, em especial do Método Rietveld de refinamento de estrutura. Foram 22 cursos e quatro minicursos realizados pelo Laboratório.

Além da divulgação, o laboratório faz serviço de caracterização de materiais por difração e fluorescência de raios X para várias indústrias da região. Sua atuação vai do ramo de metalurgia, passando por resíduos, construção civil, termoelétricas, empresas de mineralogia, até fiscalização portuária, indústria cerâmica e têxtil.

O EVENTO – As inscrições para o evento podem ser feitas no local, entre 14h e 17h30min, deste domingo (12). Também no domingo, às 19h, terá início a cerimônia de abertura. De segunda a quarta-feira, o evento será aberto às 8h30min, sempre com uma palestra pela manhã. Na sequência, haverá apresentações orais, sessões de pôster e novas palestras, além da sessão de autógrafos do livro Early days of X-ray cristallography, comemorativo dos 100 anos da cristalografia, do Prof. André Authier.

O Simpósio terá o inglês como língua oficial. Além do Prof. Sasaki, coordenam o evento os professores Igor Vasconcelos, Adonay Rodrigues Loiola, Paulo de Tarso Freire e José de Araújo Nogueira e os alunos Marcus Miranda e Marcelo Veras. Mais informações podem ser obtidas no site do Simpósio Internacional.

Fonte: Prof. José Marcos Sasaki, coordenador do evento – fones: 85 3366 9013 / 3366 9717