Ao dar posse, Reitor apresenta a UFC para os novos professores e técnico-administrativos

Imagem: Posse de novos servidores da UFC no Gabinete do Reitor (Foto: Ribamar Neto)O Reitor Jesualdo Farias, da UFC, ao dar posse na tarde de sexta-feira (10) a nove servidores – três professores e seis servidores técnico-administrativos -, apresentou a UFC aos recém-empossados sob diversos aspectos, para que eles conheçam a grandeza da Instituição na qual estão ingressando. O Prof. Jesualdo Farias desejou sucesso a todos na nova etapa de vida que iniciavam, "porque o sucesso de vocês será o sucesso da Universidade”, assegurou.

Lembrando que os novos servidores começavam naquele momento o estágio probatório, período de adaptação e aprendizagem, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Serafim Ferraz, deu as boas-vindas a todos, ressaltando que eles fazem parte “da construção desta Universidade que se renova”. Em seguida, a assistente em administração Camila Rocha Silva leu, em nome dos colegas, o termo de compromisso pelo qual o servidor empossado se compromete "a cumprir fielmente os deveres e as atribuições do cargo, bem como a observar o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal".

A UFC foi criada em 16 de dezembro de 1954 e instalada em junho do ano seguinte, disse o Reitor Jesualdo Farias, observando que a Instituição dá os primeiros passos, quando se sabe da existência de universidades europeias com até 800 anos. Embora jovem, a UFC se destaca em rankings nacionais e internacionais entre as melhores.

Temos 1.871 professores, dos quais 1.381 com doutorado, 18 professores visitantes e 95 substitutos e 3.420 servidores técnico-administrativos, informou o Reitor aos empossados e convidados presentes. São 29 mil alunos de graduação presencial e mais 6 mil nos cursos semipresenciais, além de 6.500 estudantes de pós-graduação e 3.500 nas Casas de Cultura Estrangeira, complementou. Acrescentou que para 2015 a UFC ofertará mais 610 vagas, tendo em vista a instalação dos campi de Crateús e Russas.

Imagem: Reitor Jesualdo e o novo servidor Guilherme Braga (Foto: Ribamar Neto)Dando ênfase à grandiosidade da Instituição, o Prof. Jesualdo Farias apresentou outros dados: a comunidade universitária é de, aproximadamente, 52 mil pessoas; a UFC mantém 109 cursos de graduação presenciais, além dos 8 semipresenciais e 19 bibliotecas; paga uma tarifa de energia elétrica de R$1 milhão mensalmente e tem o terceiro maior orçamento do Estado. Falou, também, sobre as ações de assistência estudantil (residências, refeitórios, bolsas e seguro), expansão para o Interior, equipamentos culturais e complexo hospitalar.

EMPOSSADOS – Fazem parte dos quadros da UFC, a partir de hoje, os professores do magistério superior Lívia Almada Cruz, do Curso de Computação do Campus de Russas, e Valdinar Custódio Filho, do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Humanidades; a professora do ensino básico, técnico e tecnológico Maria Auricélia da Silva, do Núcleo de Desenvolvimento da Criança; os técnicos em contabilidade Antônio Rodrigues Fernandes Neto e Wilton Victor de Almeida Amaral, da Pró-Reitoria de Administração; a assistente em administração Camila Rocha Silva, da Seara da Ciência; o fotógrafo Guilherme Braga, da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional; o técnico de laboratório José Valdenir da Silveira, da Central Analítica do Centro de Ciências; e a arquivista Regina Célia de Camargo Campos, da Pró-Reitoria de Graduação.

Fonte: Coordenadoria de Administração de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – fones: 85 3366 7580 e 3366 7410