UFC integra programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, começa hoje (13) e segue até o próximo dia 19, com o tema "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social". A UFC se integra à programação com duas iniciativas. A Biblioteca de Ciências e Tecnologia realiza uma série de atividades a partir de hoje (13), seguindo até o dia 17. Já o Centro de Tecnologia da UFC optou por desenvolver sua programação, elaborada por alunos e professores de dez cursos de Engenharia, na próxima semana, de 22 a 24.

As atividades da Biblioteca de Ciências e Tecnologia, a partir de hoje, são: Minicurso Fundamentos de Cálculo (dias 13 e 14), Feira Criativa de Artesanato (13 e 14), Exposição Farmácia Viva (13 e 14), Leitura e Desenvolvimento Social (14), Mostra de Projetos de Extensão (16), Cineclube BCT (16), Outubro Rosa na Biblioteca (13), Exposição de livros Caminhos do Desenvolvimento Social (13 a 17), Mural de Ideias Construindo Um Mundo Melhor (13 a 17). Os interessados em participar do Minicurso Fundamentos de Cálculo, que começa nesta segunda-feira (13), às 17h, ainda podem se inscrever enviando seu nome completo e curso para o e-mail do bibliotecário Nonato Ribeiro, da Comissão Organizadora (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

SEMANA do CT – Na próxima semana, de 22 a 24, o Centro de Tecnologia da UFC desenvolverá a sua própria programação elaborada por professores e alunos das engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Química,  Metalúrgica, de Petróleo, Ambiental, de Energias Renováveis, de Produção Mecânica e de Teleinformática.

Durante três dias, acontecerão minicursos, palestras, mesas-redondas, desafios e visitas técnicas a grandes companhias para que os universitários aprofundem o conhecimento visto em sala de aula e se aproximem da realidade do mercado de trabalho. Para se inscrever o interessado deve entrar em contato com as comissões organizadoras de cada curso pelo site ou mídias sociais.

No dia 23, está programada a Feira de Estágios, em que os alunos poderão candidatar-se a programas de estágios e trainee nos diversos estandes montados por empresas no CT do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

A Semana de Tecnologia 2014 trará à UFC pesquisadores visitantes, referências em suas áreas de pesquisa, e enviará comitivas de alunos para empresas e instituições de pesquisa fora do estado.

A programação da SNCT envolve universidades e instituições de pesquisa, escolas, entidades científicas e tecnológicas, fundações de apoio à pesquisa, empresas públicas e privadas, meios de comunicação, ONGs e outras entidades da sociedade civil, desafiadas a refletir sobre alternativas de transferência tecnológica para reduzir desigualdades.

Fontes: Assessoria de Imprensa do CT – fone: 85 3366 9602 e Biblioteca de Ciências e Tecnologia – fones: 85 3366 9514 e 3366 9515