IX Semana de Música da UFC começa na segunda-feira (20) no Campus do Pici

Imagem: O grupo Encordoados, formado por alunos e professores do curso de Licenciatura em Música da UFC (Foto: Divulgação)Palestras, oficinas e apresentações artísticas estão no programa da IX Semana de Música da UFC, que começa nesta segunda-feira (20) e continua até quarta-feira (22), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. A realização é do Curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.

A abertura será no auditório do Departamento de Geografia, no dia 20, às 10h15, com palestra da Profª Marisa Fonterrada, da Universidade Estadual Paulista (Unesp),  intitulada “Educação musical: tramas e fios”.  Antes, o Quinteto Vocal do Centro Acadêmico de Música fará apresentação, e, após a palestra, o Coral do ICA se apresenta. As inscrições, abertas ao público, podem ser feitas até amanhã (16), à meia-noite, no blog do evento.

No dia 21, a partir das 10h15, será realizada uma mesa-redonda para debater o tema “Perspectivas de ensino em grupos instrumentais”. Os convidados para a mesa são: Marco A. Toledo Nascimento (UFC Sobral), Adeline Stervinou (UFC Sobral), Elvis de Azevedo Matos (UFC Fortaleza), Leandro Libardi Serafim (UFC Fortaleza), Jáderson Teixeira (UFC Fortaleza), Arley França (Banda de Pindoretama), Rômulo Santiago (Banda do Piamarta) e Heriberto Cavalcante Porto Filho (Universidade Estadual do Ceará-Uece).

Antecedendo a mesa-redonda, o grupo Encordoados, formado por alunos e professores do curso de Licenciatura em Música da UFC, sob a regência de Jáderson Teixeira, faz apresentação. Após o debate, a atração será a Orquestra Transversal da Uece.

ft 141015 coral icaOFICINAS – Nos dias 20, 21 e 22, das 8h às 10h, serão realizadas as seguintes oficinas: Criação Musical (exclusiva para bolsistas do Programa Interinstitucional de Bolsas de Incentivo à Docência-PIBID), 50 vagas; Práticas Percussivas (não precisa levar instrumentos), 30 vagas; Violão – nível básico, não há pré-requisitos, 10 vagas; Editoração de Partitura, 20 vagas; Ambiência Coral, 30 vagas; Práticas Instrumentais Cordas Friccionadas (é necessário levar o próprio instrumento), 40 vagas; e Práticas Instrumentais Sopros (é necessário levar o próprio instrumento), 30 vagas.

Das 14h às 16h, as oficinas ofertadas nos dias 20 e 21 são: Bandas Escolares (não é necessário levar instrumentos de percussão, se tiver instrumento de sopro deve trazê-lo), 40 vagas;  Grupo de Choro, mínimo dois anos de prática instrumental, 15; Jogos Musicais, 30 vagas; Técnica Vocal – nível básico (para as aulas, o aluno de ir de roupas confortáveis), 30 vagas;  Sanfona – nível básico (a oficina disponibilizará de cinco sanfonas e quem tiver seu próprio instrumento deverá levá-lo para as aulas), 15 vagas; História e Apreciação do Rock Brasileiro, 40 vagas; e Objetos Educacionais Digitais, 20 vagas.

No dia 22, das 10h20 às 12h, haverá a apresentação do resultado das oficinas. A programação completa e outras informações estão no blog da Semana de Música da UFC.

Fonte: Profª Consiglia Latorre, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música da UFC – fone: 85 3366 9409