Reitor do ITA falará sobre inovação tecnológica na Semana de Tecnologia

Imagem: Carlos Américo Pacheco, Reitor do ITA (Foto: Divulgação)O Reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Carlos Américo Pacheco, estará no Centro de Tecnologia (CT) da UFC, na próxima terça-feira (21), para ministrar palestra sobre inovação tecnológica e desenvolvimento, na abertura da IX Semana de Tecnologia UFC.

Às 18h, no Auditório Cândido Pamplona (bloco 712 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), será realizada a cerimônia que dá início à programação da ST, de 22 a 24 de outubro, com minicursos, palestras, visitas técnicas e desafios, promovidos anualmente pelos estudantes das dez graduações em Engenharia do CT.

Leia mais: Centro de Tecnologia recebe palestra do ministro da Integração Nacional

O evento será aberto ao público. Neste ano, a proposta lançada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é pensar sobre "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social".

ENGENHARIA E INOVAÇÃO – Na UFC, o Reitor Carlos Américo Pacheco argumenta sobre o papel da inovação tecnológica na evolução de sistemas e políticas industriais no Brasil. Pacheco mostra como a atuação dos estudantes, engenheiros e instituições podem causar transformações."A Engenharia contribui constantemente no desenvolvimento social. Os estudantes, durante o curso, podem se envolver com projetos de produtos que tenham impacto na vida das pessoas", defende.

Inventos tecnológicos feitos por alunos do ITA, como luvas biônicas que traduzem a linguagem de sinais das pessoas surdas para som e texto e impressoras em braile são citados pelo Reitor como potencial da técnica e da criatividade estimuladas na Universidade. Além disso, os estudantes são desafiados a desenvolver soluções tecnológicas de baixo custo em projetos locais e internacionais.

Na UFC, esse método de ensinar Engenharia também vem sendo aplicado. O resultado disso são ideias inovadoras de alunos, como o protótipo de dessalinizador acionado a energia solar criado pelo estudante de Engenharia Mecânica Osvaldo Assunção Mendonça, um dos vencedores do prêmio Jovem Cientista de 2013.

Desafios em larga escala que serão enfrentados pelos futuros engenheiros brasileiros também são mencionados por Pacheco: "Projetos de infraestrutura aeroportuária ou em saneamento básico também implicam no desenvolvimento social coletivo e talvez este seja o grande desafio da engenharia: buscar soluções de impacto positivo em toda sociedade", afirma.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602