Representantes da UFC participam de Assembleia Geral e Seminário do GCUB, em Recife

Segue até esta sexta-feira (17), em Recife (PE), a VII Assembleia Geral e o VI Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) – organização que congrega mais de 50 Instituições de Ensino Superior (IES). A UFC, que integra o GCUB, é representada no evento pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino, e pelo Coordenador de Assuntos Internacionais, Prof. Tito Lívio Romão.

Nesta edição, o evento tem como tema "Universidade Internacional: modelos e estratégias", realizando uma série de atividades sobre um tema fundamental para a UFC – a internacionalização do ensino superior no Brasil e no mundo. Cerca de 40 países estarão representados no encontro.

Os professores que representam a UFC coordenam, no âmbito do GCUB, o Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC) – que nasceu de uma parceria entre o GCUB e a Organização dos Estados Americanos (OEA). Por meio do PAEC, estudantes de 34 países americanos podem realizar estudos de mestrado e/ou doutorado em programas de IES brasileiras participantes do GCUB e que aderiram à parceria com a OEA. A atual seleção de estudantes está em andamento e a UFC oferta vagas e bolsas para 17 cursos, entre mestrados e doutorados.

Além disso, o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), atualmente gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), teve origem no GCUB. Através desse programa, alguns alunos do Curso de Letras – Francês da UFC participam atualmente de um PLI em uma universidade da França. Mais informações no site do GCUB.

SOBRE O GCUB – O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) foi formalmente constituído como associação de dirigentes universitários em 2008, durante solenidade acadêmica na Reitoria da Universidade de Coimbra. O GCUB é composto por universidades nacionais – federais, estaduais, confessionais e comunitárias – que reconhecem a Universidade de Coimbra (a mais antiga dos países lusófonos) como sua "universidade mãe". A missão do grupo é "promover a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras", conforme consta no site da organização.

Fonte: Prof. Tito Lívio Romão, Coordenador de Assuntos Internacionais – fone: 85 3366 7333