Procurar no portal

Seminário de Cultura de Paz e Educação, da Faced, recebe o criador da Escola da Ponte

Imagem: Pacheco é idealizador e ex-diretor da Escola da Ponte, considerada modelo ideal de escola pública (Foto: Divulgação)A Comissão Organizadora do V Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade confirma a vinda do educador português Francisco José Pacheco, idealizador e ex-diretor da inovadora Escola da Ponte, considerada modelo ideal de escola pública.

Especialista em Música e em Leitura e Escrita e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, ele fará a palestra "Escola da Ponte e Democracia" na abertura do Seminário, no dia 3 de dezembro, às 9h, no Auditório Valnir Chagas da Faculdade de Educação (Faced) da UFC (Rua Waldery Uchoa, 1 – Benfica).

A Escola da Ponte, criada em Portugal na década de 1970, é "baseada em três grandes valores: liberdade, responsabilidade e solidariedade". Tem entre suas características ser "escola sem série", em que os "alunos definem as áreas de interesse" e a partir daí desenvolvem "projetos de pesquisa em grupo ou individuais". Nela, o professor "não é responsável por uma disciplina ou turma específica" e são os próprios alunos que "criam as regras de convivência". Em Portugal, demonstrou ser exitosa mesmo com alunos que, em outras escolas, não eram aceitos por indisciplina e comportamento violento.

A doutoranda em Educação Brasileira Elizângela Lima, da Comissão Organizadora do Seminário, informa que José Pacheco mora hoje no Brasil, onde tem acompanhado experiências inspiradas na Escola da Ponte, desde 2011. Uma dessas é desenvolvida sob a denominação de Projeto Âncora, em Cotia, São Paulo.

PROGRAMAÇÃO – O Seminário ocorrerá de 3 a 5 de dezembro, numa realização do Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes, coordenado pela Profª Kelma Matos, da Faced. As inscrições, abertas ao público, podem ser feitas até o dia 1º de novembro no blog do evento. A participação no Seminário pode ser de duas formas: com trabalho acadêmico, a taxa é de R$ 30,00; e sem trabalho, apenas como ouvinte. Neste caso, é solicitada a doação de um pacote de leite em pó, a ser entregue no primeiro dia do evento.

Os organizadores do Seminário pretendem, com o evento, propiciar ao público refletir sobre a promoção da paz no cotidiano e sua sistematização, através de práticas voltadas para as áreas da educação e da saúde. O encontro reunirá pesquisadores, estudantes e educadores que vão debater o tema geral em palestras, oficinas e apresentação de pesquisas científicas, bem como na socialização de experiências.

Estão programadas as mesas-redondas "Experiências escolares em cultura de paz" (3/12, às 14h30min), "Relações humanas, saúde e cultura de paz" (4/12, às 9h) e "Cultura de paz, movimento popular e espiritualidade" (4/12, às 14h30min). Ainda no dia 4, às 17h, o tema "Meditação para a paz", será abordado pela Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da organização internacional Arte de Viver. Às 17h40min, será lançado o livro Cultura de Paz, Educação Espiritualidade, organizado pela Profª Kelma Matos. O programa inclui também apresentações artísticas antes de cada mesa-redonda.

No dia 5, o Seminário vai oferecer ao público cinco oficinas em diversas áreas, na parte da manhã: Biodança, Dança Circular, Comunicação não Violenta, Mediação de Conflitos e Vivendo Valores. O período da tarde será dedicado às apresentações de trabalhos acadêmicos.

Fonte: Elizângela Lima, da Comissão Organizadora – fone: 85 8840 7169

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300